O cinema georgiano foi iniciado em 1910, quando os primeiros documentários sobre a vida da sociedade do país foram filmados, ganhando destaque devido ao alto nível artístico. A partir da década de 20, foram produzidos longas-metragens, agregando os conceitos de teatro e literatura. Durante a Segunda Guerra Mundial, o cinema georgiano passou a servir a União Soviética, limitando tanto a escolha de temas quanto a estética.A “Era de Ouro” do cinema da Georgia vai de 1960 a 1970, quando os cineastas conseguiram, através das parábolas, driblar a censura soviética e lançar filmes imbuídos de ironias e com fortes críticas sociais.
Após o período da guerra e a queda do império soviético, o cinema georgiano ocupa um importante papel na reestruturação social e psicológica do seu povo, se tornando um meio de sobrevivência da cultura.A Semana de Filmes da Georgia fará uma retrospectiva de toda essa história da sétima arte no país. Filmes como “Repentance”, premiado na década de 80 no Festival de Cannes, serão exibidos no mesmo dia que produções contemporâneas como “The Other Bank”, vencedor do Grand Prix do Festival de Filmes de Seatle, mostrando a evolução da produção cinematográfica georgiana.
Confira a programação completa:
21/05 – quarta
20h30 – My Grandmother
22/05 – quinta
18h30 – Pirosmani
20h30 – The Other Bank
23/05 – sexta
16h – My Grandmother
18h – Keep Smiling
19h30 – Repentance
24/05 – sábado
16h – Keep Smiling
18h – The Other Bank
20h – Pirosmani
25/05 – domingo
16h – My Grandmother
18h – Repentance
21h – Keep Smiling
26/05 – segunda
18h – The Other Bank
20h – Pirosmani
SINOPSES
Pirosmani
(Pirosmani) – 1969
Direção: Giorgi Shengelaia
Duração: 85 min
Sinopse: Niko Pirosmanashvili, um pintor autodidata que vive em Kakheti, chega à capital e tenta trabalhar no comércio. Ele falha em ser um bom comerciante e ao invés disso começa a pintar os restaurantes na cidade, sem saber nada sobre o valor de sua pintura. A chegada de dois pintores georgianos ocidentais mostra a Niko o valor de seu trabalho, mas ao mesmo tempo o faz ir contra seus amigos e a sociedade alienada.
The Other Bank
(Gagma Napiri) – 2009
Direção: Giorgi Ovashvili
Duração: 90 min
Sinopse: O filme conta a história de Luka, um menino de 12 anos que viu seus sonhos e felicidade serem levados pela guerra civil, e foi obrigado a sair de onde morava. Mesmo com esses obstáculos, o menino ainda luta para recuperar suas esperanças.
Repentance
(Monanieba) – 1986
Direção: Tengiz Abuladze
Duração: 156 min
Sinopse: Varlam Aravidze, um membro do alto escalão do Governo bolchevique, foi cúmplice na morte de milhares de pessoas inocentes durante o período da repressão. Depois de muitos anos, Ketevan, filha de um casal de vítimas dessa época, desmascara Aravidze e conta sua história para toda a sociedade. O neto de Aravidze, Tornike, descobre toda a verdade sobre os negócios de seu avô, começa a se desentender com a família, e pensa em cometer suicídio.
My Grandmother
(Chemi Bebia) – 1929
Direção: Kota Miqaberidze
Duração: 65 min
Sinopse: Através da história de um gerente de negócios recém-demitido que procura formas de se dar bem sem trabalhar o diretor Chemi Bebia cria uma sátira sobre a burocracia soviética. A busca do homem por uma pessoa influente na sociedade que possa “apadrinha-lo” é na verdade uma denúncia à forma como o governo de Stalin funcionava.
Keep Smiling
(Gaigimet) – 2012
Direção: Rusudan Chkonia
Duração: 60 min
Sinopse: Dez mulheres, sete delas vivendo em situação de extrema pobreza, se inscrevem em um concurso de beleza para mães com mais de três crianças. O motivo para todo o desespero delas em ganhar o concurso é o prêmio, a vencedora ganhará um apartamento e $25.000,00 dólares.
Serviço: Mostra de Cinema da Geórgia
Data: De 21 a 25 de maio / De quarta a domingo
Horários e classificação indicativa disponíveis no site www.bb.com.br/cultura e no facebook.com/ccbb.brasilia
Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia entrada)