SESI Lab abre o ano com Luísa e os Alquimistas, Projeto Transpira e VJ Letícia RMS

Fotos: Rudá Melo.

Em formato inédito no país que já reuniu mais de 10 mil pessoas para experiências noturnas no SESI Lab, o programa Night Lab retorna à agenda cultural de Brasília no dia 7 de março. A primeira edição do ano terá a temática “Sonhares” e abordará interpretações científicas e da psicanálise sobre sonhos e o inconsciente humano. A experiência onírica será embalada com hits do tecnobrega potiguar de Luísa e os Alquimistas.

Projeto Transpira.

As DJs Amanda Grimaldi e Camilla Molica, do Projeto Transpira, e a VJ Letícia RMS completam a lista de atrações musicais. Já a conversa poética A Linguagem Símbolo dos Sonhos será com Tatiana Paranaguá, psicóloga clínica junguiana, professora de Psicologia da PUC-Rio, e da Casa do Saber Rio.


Os ingressos já estão disponíveis no site do SESI Lab e na bilheteria física por R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). A política de gratuidade do museu é mantida, com entrada indicada para maiores de 18 anos. A iniciativa é inspirada no programa After Dark, do Exploratorium, de São Francisco (EUA), com resultados expressivos na aproximação do adulto com a ciência. O Night Lab é primeira experiência nessa linha realizada no Brasil.

VJ Letícia RMS.

Confira oficinas e atividades educativas da 1ª edição do Night Lab em 2024:

– Conversa Poética, das 20h30 às 21h30
Tema: A Linguagem Símbolo dos Sonhos, com Tatiana Paranaguá.
Local: Túnel

– Varal Onírico, das 19h às 21h
Os visitantes poderão escrever em pequenos pedaços de papel seus sonhos, bons e ruins. Em seguida serão pendurados em ganchos suspensos formando um varal artístico.
Local: Galeria Aprender Fazendo em frente ao aparato Engenhoca de Bolinhas
Fluxo contínuo. Sem necessidade de inscrição prévia.

– Cadernos e Devaneios, das 20h às 22h
Nesta oficina, será apresentado o “Livro de Artista” como técnica poética e linguagem visual. A partir da produção de uma encadernação artesanal (tipo canoa) os participantes refletirão sobre o ato de anotar sonhos e devaneios.
Local: Espaço Maker
Vagas: 40 participantes

Retirada de fichas 30 minutos antes, no hall do 1º pavimento.

– Relicário dos Sonhos Inventados, das 20h às 22h
Inspirados pelas ideias de Sidarta Ribeiro, Ailton Krenak e Manoel de Barros, o público será convidado a acender os candeeiros da imaginação e elaborar uma curadoria de imagens lúdicas e simbólicas que evoquem a natureza do sono e os devaneios do sonhar onírico.
Local: Experimento Lab
Vagas: 40 participantes
Retirada de fichas 30 minutos antes, no hall do 1º pavimento.

– A queda dos Sonhos, sessões às 20h e às 21h
Performance que parte de duas afirmações, uma de Fredric Jameson/Dunne & Raby de que os sonhos morreram e hoje conseguimos conceber mais formas de como acabar com o mundo do que acabar com o atual modelo econômico e outra de Ailton Krenak. A performance vai provocar a imaginação de futuros a partir de três perspectivas: as prováveis, as preferíveis e as impossíveis.
Local: Galeria Fenômenos do Mundo em frente à obra Humanae
Sem necessidade de inscrição prévia.