Solos Férteis – Festival Internacional de Mulheres no Teatro abre inscrições.

Em sua segunda edição, o Solos Férteis é um festival e encontro de mulheres no teatro contemporâneo. Faz parte do The Magdalena Project  rede dinâmica e intercultural, fundada por Jill Greenhalgh no Pais de Gales em 1986 – que facilita a discussão crítica e oferece apoio e  treinamento a mulheres artistas, atrizes, diretoras, pesquisadoras e performers.

Solos Férteis foi criado para produzir ressonâncias e estimular uma perspectiva crítica à voz e às linguagens usadas e elaboradas por mulheres no teatro. Desde sua origem, se empenha em reunir no coração do Brasil um número cada vez maior de diretoras, atrizes, pensadoras e pedagogas que investem na teoria e na encenação de performances solo, monólogos, unipersonais, enfatizando o trabalho com a voz, com a  dramaturgia corporal, com a escrita teatral e com a cultura de grupo. O Solos Férteis visa estimular a produção de solos atraindo mulheres que estão renovando diariamente o panorama conceitual, filosófico e linguístico do teatro contemporâneo através da organização de um fórum criado especialmente para gerar aprimoramento, troca e reflexão sobre esse gênero teatral.   

Para trabalhar com o tema Voz & Origens – Sons, palavras, canções, ecos, pausas & silênciosconvidamos performers e diretoras do Brasil e do exterior cujo trabalho com a voz e o canto, a palavra e a escrita autoral, o corpo e a geografia pessoal, a presença e o silêncio constituem a base de seus trabalhos, de suas dramaturgias, de suas pesquisas, de seus métodos ou tradições.

Adquira o passaporte Solos FérteisO festival acontece durante sete dias na capital do Brasil.

Parte da programação do Solos Férteis (espetáculos, performances, demonstrações de trabalho e mesas redondas) é gratuita e aberta ao público, enquanto outra parte é fechada em regime de imersão, mantendo o caráter intimista e o perfil do The Magdalena Project, onde artistas participantes, artistas convidadas e o staff do festival passam a maior parte do tempo juntas/os.

O passaporte Solos Férteis 2012 inclui: kit do festival com credencial que garante prioridade no acesso e assento privilegiado em todos os eventos (abertos e fechados ao público); traslado durante e relativo ao festival nos horários estabelecidos pela coordenação; certificado de participação e alimentação (almoço e jantar. Bebidas não incluídas) e oficina residente com artista internacional com carga horária de 20 horas.

As participantes poderão escolher entre oficinas intensivas ministradas por até duas mestras de tradições complementares com intercâmbio dos seus resultados ao final. Seu propósito é de que as artistas participantes possam levar consigo um abundante material para seus futuros trabalhos.

Este ano estão sendo oferecidas apenas 40 vagas. Por se tratar de um festival de incentivo e fomento à produção cênica de mulheres, 80% das vagas são preferenciais para atrizes, diretoras, acadêmicas, cantoras, bailarinas, cineastas, performers selecionadas mediante envio de ficha de inscrição e currículo. Para fomentar uma maior troca multicultural entre artistas de outros Estados e países interessadas/os no encontro e treinamento durante o festival, oferecemos hospedagem a preços acessíveis com café da manhã e próxima à estrutura das salas de treinamento.

As oficinas residentes desta edição estão a cargo das fundadoras e integrantes da rede The Magdalena Project, como a atriz, diretora e professora de estudos da performance da Universidade de Aberystwyth, Jill Greenhalgh (País de Gales); Julia Varley (Odin Teatret – Dinamarca); Brigitte Cirla (Voix Polyphoniques – França), Helen Chadwick (Inglaterra), Deborah Hunt (Maskhunt Inc., Theatre of the Futile – Porto Rico/Nova Zelândia), Cristina Castrilho (Teatro delle Radici – Suíça/Argentina), Ana Woolf (Magdalena 2da Generación – Argentina) e Verónica Falconí (Contraelviento Teatro – Equador).

Informações e Inscrições – http://www.solosferteis.blogspot.com.br/