Renato Acha
O centenário de Noel Rosa é comemorado no dia 11 de dezembro de 2010. A série de concertos “Sopro de Noel” apresenta Altamiro Carrilho, Nivaldo Ornelas e o Quinteto Pixinguinha nos dias 7, 8 e 9 de dezembro na Caixa Cultural Brasília às 20 horas, sob direção artística de Gustavo Laranja.
Estes grandes nomes homenageiam a riqueza melódica do “Poeta da Vila” em recriações do boêmio e malandro carioca.
O Quinteto Pixinguinha é formado por Mauro Senise, Kim Ribeiro, Franklin da Flauta, Andréa Ernest Dias e Raimundo Nicioli. O grupo, fundado em 1973 com o aval do próprio Pixinguinha, possui composições com vários tipos da família das flautas e, ainda, sax soprano. Os músicos atuam em diversas áreas: jazz, choro, música erudita, entretenimento, arranjo, gravação. Amigos de longa data, fazem do choro a linguagem comum a todos. Em Brasília, o grupo recebe David Ganc, em substituição a Mauro Senise.
Saxofonista, flautista, compositor e arranjador musical, Nivaldo Ornelas foi um dos fundadores do “Berimbau Jazz Clube”, ponto de encontro dos músicos mineiros nos anos 60. Atuou como solista na Rio Jazz Orchestra e na Orquestra de Jazz de Curitiba. Marcou presença em festivais no Brasil e no exterior, como o Free Jazz (RJ/SP), Tudo é Jazz (Ouro Preto/MG), Montreux (Suíça), Live Under the Sky (Japão), Chicago Jazz Festival (EUA), entre outros. Lançou, em 2009, o cd “Fogo e Ouro” e fez composições para cinema, teatro e balé. O músico mineiro será acompanhado por Paulo Braga (Bateria), Sérgio Barrozo (Baixo) e Itamar Assiere (Piano).
Altamiro Carrilho é um dos mais destacados artistas da música instrumental brasileira. Compositor e flautista, compôs cerca de duzentas canções e já se apresentou em mais de quarenta países difundindo o choro brasileiro. Tornou-se conhecido internacionalmente na década de 60, quando apresentou-se em diversos países, como Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Egito, México e Estados Unidos. Em sua apresentação no projeto “Sopro de Noel”, Altamiro será acompanhado por um quarteto formado por Pedro Bastos (violão de 7 cordas), Mequinho (violão de 6 cordas), Maurício Verde (cavaquinho) e Eber de Freitas (percussão e bateria).
O repertório alterna releituras de clássicos do compositor carioca (como “Palpite Infeliz”, “Feitiço da Vila” e “Feitio de Oração”) e composições dos próprios músicos.
O projeto “Sopro de Noel” conta com oficinas gratuitas para estudantes de música que acontecem nos mesmos dias das apresentações, sempre às 15h.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: soprodenoel@candela.com.br
Serviço: Show “Sopro de Noel – Homenagem a Noel Rosa”
Temporada:
07/12 (terça-feira): Quinteto Pixinguinha
08/12 (quarta-feira): Altamiro Carrilho
09/12 (quinta-feira): Nivaldo Ornelas
Horário: 20 horas
Local: Teatro da Caixa Cultural Brasília (SBS Qd 4 lote 3/4, anexo do edifício Matriz da Caixa Econômica Federal)
Recepção: (61) 3206-9448 – Administração: (61) 3206-9450
Bilheteria: (61) 3206-6456 (aberta de terça-feira a domingo, das 12h às 21h)
Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia-entrada para estudantes, pessoas com 60 anos ou mais, empregados CAIXA)
Classificação indicativa: Livre
Capacidade: 409 lugares, com espaço reservado para cadeirantes.
Duração: 1h20
Ingressos à venda a partir de 04/12/2010 (sábado).
Inscrições para as oficinas: soprodenoel@candela.com.br