“Grito de Carnaval do Suvaco da Asa” levanta recursos para o tradicional carnaval de rua.

Orquestra Contemporânea de Olinda. Foto: Beto Figueiroa. Divulgação.
Orquestra Contemporânea de Olinda. Fotos: Beto Figueiroa. Divulgação.

O Suvaco da Asa é queridinho dos brasilienses. O bloco de pré-Carnaval fará seu décimo desfile em 2016 e, para preparar o espírito e tirar a poeira das alfaias e clarins, o Suvaco da Asa realiza uma festa prévia, na Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro, Aruc, dia 12 de dezembro, a partir de 14 horas. Durante a tarde e a noite, adultos e crianças poderão se esbaldar ao som de orquestras e blocos, e de quebra, ajudarão a levantar os recursos necessários para o desfile do Suvaco, que foi e sempre será gratuito.

Respeitando a essência pernambucana, a troça carnavalesca escalou para a festança bandas que carregam em seu som as tradições do estado. A Orquestra Contemporânea de Olinda e a brasiliense Orquestra Popular Marafreboi farão seus repertórios recheados de frevos, maracatus e outras variedades dançantes vindas de Pernambuco e do cancioneiro popular brasileiro.

Outro orgulho suvaqueiro é trazer alegria aos carnavalescos mirins. Pensando nas crianças, a troça carnavalesca fará o Gritinho do Suvaco, com uma oficina do bloco Patubatê durante a tarde. Neste encontro, a garotada aprenderá a confeccionar instrumentos de percussão feitos com material reciclável e terá noções de ritmos diversos. Brinquedos infláveis estarão disponíveis.

No espaço, também haverá uma praça de alimentação com foodtrucks especializados em diversos quitutes, para que sobre energia para frevar. Toldos, banheiros e estrutura de bar garantirão conforto e proteção, caso chova. A realização da festa é uma parceria entre o Suvaco da Asa e a Beco da Coruja Produções.

Orquestra Contemporânea de Olinda – A big band pernambucana realiza uma turnê por treze estados brasileiros, com patrocínio da Petrobrás. Na apresentação, a banda tocará composições de seu disco novo, Bomfim, lançado este ano, além de músicas dos trabalhos anteriores, os discos Pra Ficar (produzido por Arto Lindsay) e Orquestra Contemporânea de Olinda. A banda está na estrada desde 2008 e não tardou a ganhar reconhecimento. Em 2009, foi indicada ao Prêmio da Música Brasileira, e, no ano seguinte, ao Grammy Latino. Turnês internacionais, feiras e apresentações nos quatro cantos do país fazem parte da rotina da Orquestra.

Orquestra Popular Marafreboi – Maestro Fabiano e seus dezessete músicos e cinco passistas fazem parte da história do Suvaco e repetem a parceria no Grito de 13 de dezembro e no desfile que antecederá o Carnaval de 2016. Formada com base em instrumentos de sopro, a trupe resgata e preserva pérolas do cancioneiro nacional e é a única orquestra do Centro-Oeste a ter como foco principal as matrizes musicais da cultura popular. Em suas apresentações, que extrapolam o território do Distrito Federal e já foram realizadas em cidades como Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza, a Marafreboi passeia por ritmos como frevo de rua, coco, xaxado, maracatu, samba, xote, cavalo-marinho, coco, carimbó, catira e bumba meu boi. Fundada em 2007, a Marafreboi já abriu shows de artistas como Geraldo Azevedo, Carinhos Brown, Lia de Itamaracá e Antônio Nóbrega.
OCO_BOMFIM_foto_betofigueiroa
Serviço: Grito do Suvaco da Asa
Data: 12 de dezembro (sábado), a partir de 14 horas
Local: Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (ARUC) – Área Especial 8, Cruzeiro Velho
Ingressos: R$ 20,00. Crianças de 7 a 12 anos pagam R$ 10,00. Crianças com menos de 6 anos não pagam.
Pontos de Venda: Balaio Café (201 Norte); Quiosque da Codorna (SRES Quadra 10, Cruzeiro Velho); Bar Raízes (408 Norte)
Menores de idade entrarão acompanhados de pais ou responsáveis