A exposição “ABC de BSB” – Gravuras com Rolhas de Vinho de Sylvio Carneiro tem abertura hoje no Espaço Cultural Renato Russo.
Cerca de 40 obras compõem a mostra que possui gravuras de 2 metros a 15 centímetros. O processo de gravação é feito a fogo, com o uso do pirógrafo e a obra é formada a partir de múltiplas impressões entre tipos e clichês intercambiáveis. As peças são únicas. A exibição faz parte das celebrações do Cinquentenário de Brasília
Segundo Sylvio Carneiro, o ABC de BSB é um impressão sobre a impressão do que é novo e complicado para aquele que acaba de chegar a cidade – é uma visão com um olhar externo, uma grande celebração entre o moderno e o antigo. “Imagine o que é para um artista nascer e viver dentro de uma obra de arte. Essa exposição é uma homenagem sincera de um xilógrafo a sua cidade natal“, declara Sylvio.
Sylvio Carneiro é professor de gravura, há dez anos, do Espaço Cultural Renato Russo e criou o grupo experimental “Gravadores do Espaço”. Graduado pelo Instituto de Artes da UnB, teve seu primeiro contato com a xilogravura em 1971. Mas, antes disso, já prestava muita atenção nas imagens de um livro de fabulas ilustrado por Gustave Doré. Surge, então, a paixão pela Gravura de Topo Clássica.
A experimentação, também, faz parte da vida do artista. Sylvio gosta de recriar coisas, ferramentas, bugigangas. As rolhas aparecem em seu caminho, para habitarem o projeto “xilo nossa de cada dia”, onde as matrizes são gravadas em madeiras de uso cotidiano, tais como: descanso de panela, cabos de vassoura, prendedores de roupa, rolos de abrir massa etc.
Serviço: ABC de BSB, gravuras com rolhas de vinho de Sylvio Carneiro
Data: de 09/11 a 12/12
Local: Galeria Parangolé – Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul. Entrada Franca.