“Teologia erótica e nudez sem contexto”, mostra de Ricardo Gomes abre no Café Savana no dia 11 de maio.

Divulgação

Nesta mostra, serão expostos trabalhos inéditos, além de doze pinturas da série Santa Ceia, que já foram apresentadas apenas separadamente. Os trabalhos permeiam as temáticas, homoafetiva e erótica.

A exposição fica no Café Savana até 30 de maio e continua virtualmente no site www.circular.art.br. Informações sobre o artista e imagens de algumas das obras (com links para download) podem ser conferidas no mesmo endereço.

Erotismo, nudez, temas religiosos, anjos caídos e personagens bíblicos. A linha condutora do trabalho de Ricardo Gomes é a figura masculina, objeto primeiro do seu olhar. A vivência underground alia-se a um aperfeiçoamento técnico constante e dão às obras um realismo perturbador. Ricardo domina o pastel seco e é mestre no claro-escuro.

Segundo Hugo Siqueira, curador da exposição, Ricardo se identifica com uma postura transgressiva e de contestação das classificações e normas. Numa abordagem queer, reforçada pela influencia do underground, defende que não existem papéis sexuais essencial ou biologicamente inscritos na natureza humana. A visão heteronormativa é provocada com representações e nomeações provocativas e de temática fetichista e homoafetiva.

“Os homens que ele nos mostra exalam masculinidade mas estão tranqüilos, desarmados. Um hay que endurecer, mas sem perder la ternura jamas”, diz Hugo.

Ricardo Gomes, nascido em Taguatinga é artista autodidata. Em 2009 teve uma retrospectiva de seu trabalho na exposição homo (queer remixed) – www.circular.art.br (http://circular.art.br/?p=361).

A exposição tem curadoria de Hugo Siqueira, do Function! Podcast e Circular Arte Hoje. A abertura acontece dia 11 de maio, as 20h com performance de Maria Eugenia Matricardi, na Galeria Café Savana – SHCN 116 – Bloco A – anexo ao Café – Brasília (DF) – e permanece para visitação ate o dia 30 de maio de terça a domingo.

Serviço:  Teologia erótica e nudez sem contexto – Mostra de Ricardo Gomes
Abertura: 11 de maio, terca, 20 horas (com performance de Maria Eugenia Matricardi)
Visitação até o dia 30.05.2010
GALERIA CAFÉ SAVANA
SCLN 116, bloco A, loja 74 (anexa ao Café) – 61 3347 9403