Tesouros, mitos e mistérios das Américas.

Tesoros Mitos y Misterios de las Americas
Divulgação.

A mostra “Tesouros, mitos e mistérios das Américas” será apresentada de 10 de janeiro a 3 de fevereiro e retrata a riqueza das culturas pré-colombianas, repletas de histórias, misticismo e mistérios. O ParkShopping recebe réplicas de monumentos como os Moais da Ilha de Páscoa, a Pirâmide de Chichén Itzá e as Ruínas de San Agustí.

O público vai conferir a beleza do ouro e da cerâmica produzidos na Colômbia, um personagem indígena e o controverso Calendário Maia, motivo de debate no final de 2012, devido às previsões do fim do mundo. São 120 peças dispostas em sete instalações, algumas retratadas em suas escalas originais. As peças contém painéis informativos com dados sobre a mostra.

sol azteca
Sol Asteca.

A empresa Euroemeka firmou parceria com a Fundação de Ciências Naturais Felix de Azara e traz instalações fidedignas, criadas por uma equipe de  designers industriais, paleontólogos, consultores em efeitos especiais, designers gráficos, antropólogos e assistentes de produção. “Esta é uma oportunidade para quem for ao ParkShopping de conhecer mais sobre a herança deixada pelos povos ancestrais. O público poderá conhecer muitos aspectos dos tempos que vêm por aí e saber como se preparar para eles por meio da interiorização que a mostra permite” explica a curadora Monica Kudrnac, que voltou o olhar sob os aspectos culturais, científicos e educativos.

piramide muestra
Pirâmide de Chichén Itzá.

A réplica do Calendário Maia possui 3 metros, como o original, e revelará os segredos do povo conhecido como “Senhores do Tempo”, pais dos métodos Haab´ e Tzolkin. A Pirâmide de Chichén Itzá tem 4,5 metros de altura e sua escala de proporção é precisamente de 1 em 10 metros para a original, que possui 24 metros de altura, com quatro faces, cada uma com 55,5 metros de largura na base. Cinco esculturas de figuras humanas conhecidas pelas cabeças desproporcionais, algumas enfeitadas com chapéus, expressão de mistério e aura enigmática, fazem referência aos mais de 900 moais catalogados e localizados na Ilha de Páscoa.

Oro 3muestra
Adorno.

As Ruínas de San Agustín, originalmente na Colômbia, se mostram presentes em nove réplicas, em tamanho real com 2 metros de altura. As figuras entalhadas misturam seres humanos com aves, répteis, primatas, felinos, além de símbolos como cinzéis e martelos sugerindo divindades criadoras.

Oro_balsa_final_muestra
Balsa.

Ainda na Colômbia, desde o século I a.C., diversas sociedades indígenas das áreas de Calima, Nariño, Quimbaya, Tolima, Tairona, Sinú e Muisca desenvolveram uma sofisticada arte em ouro. Segundo os mitos, a atividade estava diretamente relacionada a uma posição privilegiada, que aproximava os artesãos aos sacerdotes e associava ouro ao poder do sol. Os visitantes poderão conferir em vitrines peças como pulseiras, cocares, colares, brincos, peitorais, figuras humanas e animais, que eram utilizados como bens comerciais, mas também como oferenda para mortos ou deuses.

Adorno.
Adorno.

Serviço: “Tesouros, mitos e mistérios das Américas” no ParkShopping

Data: de 10 de janeiro a 03 de fevereiro de 2013
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 11h às 22h
Endereço: SAI/SO Área 6580 CCCV, Brasília – DF, 71219-900
Informações: 4003-4137 e www.parkshopping.com.br