A organização do Transborda Brasília – Prêmio de Arte Contemporânea anuncia os artistas que concorrem à premiação final da edição 2018. O júri formado por Agnaldo Farias (SP), Clarissa Diniz (PE), Guga Carvalho (PI), Lisette Lagnado (RJ) e Marilia Panitz (DF|) julgou 862 obras de 197 artistas que residem, produzem ou nasceram no Distrito Federal e/ou nas cidades do Entorno do DF. Foram selecionados os trabalhos de 12 artistas. São eles: Alice Lara (DF-SP), Cecília Bona (DF), Cléo Alves Pinto (DF), Diego Bresani (DF), Gustavo da Cei (DF), Hilan Bensusan (DF), José de Deus (DF), Ju Lama (DF), Kabe Rodríguez (DF), Laura Fraiz-Grijalba (DF), Raquel Nava (DF) e Rodrigo de Almeida Cruz (DF).
Os artistas finalistas receberão R$ 5 mil reais cada como prêmio aquisição. As obras serão entregues à Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal. Todos os selecionados participarão da mostra Transborda Brasília – Prêmio de Arte Contemporânea, de 7 de agosto a 7 de outubro de 2018, na Galeria Acervo da Caixa Cultural, e terão seus trabalhos registrados no catálogo da exposição.
Dentre os finalistas, o júri irá premiar três artistas que ganharão prêmios de R$ 15 mil cada e um prêmio especial de pesquisa e acompanhamento crítico cada. Ao longo de dois meses, um curador membro da Comissão de Seleção irá acompanhar e orientar a pesquisa artística dos premiados, com foco no processo de criação e desenvolvimento poético de seu trabalho. Sendo que ao final do acompanhamento crítico, o artista deverá produzir um trabalho inédito.