Mostra gratuita “O homem nas sombras: Val Lewton” leva terror para a tela do CCBB

De 14 a 26 de maio.

A Ilha dos Mortos. Divulgação.

Estreia no dia 14 de maio, a mostra “O Homem nas Sombras: Val Lewton”, uma retrospectiva dos clássicos do cinema de horror psicológico da RKO Radio Pictures na década de 1940, estúdio responsável por filmes como King Kong (1933) e Cidadão Kane (1941).

A maldição do Sangue de Pantera.

Val Lewton, reconhecido como um dos produtores mais influentes na história do cinema de terror, ganhou também destaque por criar um estilo que se concentrava mais na sugestão do que na exibição explícita de violência. Seus filmes, em vez de mostrar monstros e criaturas sobrenaturais, sugerem o terror através de sombras, sons e insinuações, deixando a imaginação do espectador preencher as lacunas, tratando de temas como paranoia, loucura, solidão e morte de maneira sutil e sugestiva.

Homem Leopardo.

Notáveis diretores, como Jacques Tourneur, Mark Robson e Robert Wise, assinaram a direção de algumas das principais obras desse ciclo. Filmes como “Sangue de Pantera” (1942), um sucesso de bilheteria que salvou a RKO da falência, “A Morta-Viva” (1942), “O Homem-Leopardo” (1943), “A Sétima Vítima” (1943), “O Navio Fantasma” (1943), “A Maldição do Sangue da Pantera” (1944), “Ilha dos Mortos” (1945) e “O Túmulo Vazio” (1945) são cultuados até hoje como clássicos do cinema e poderão ser vistos por cinéfilos e curiosos na tela grande.

A Morta Viva.

Os ingressos para as sessões da mostra são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria física ou no site do CCBB [bb.com.br/cultura], a partir das 9h do dia da sessão.

Programação

Asilo Sinistro.

O Homem nas Sombras: Val Lewton
De 14 a 26 de maio
Cine CCBB Brasília
Ingressos: gratuitos serão disponibilizados na bilheteria física ou em bb.com.br/cultura, a partir das 09:00 do dia da sessão
Capacidade: 70 lugares.
Classificação indicativa: 14 anos