A mostra Experiência Tumulto III, do artista Wagner Barja, ocupa a Galeria 2 e Pavilhão de Vidro I do CCBB, de 25 de fevereiro a 20 de abril. A curadoria de Marisa Flórido César apresentará uma antologia dos trinta anos da produção de Barja, constituída de propostas experimentais nas diversas linguagens plásticas com as quais trabalhou ao longo de sua carreira.
Envolvido com a investigação e a pesquisa em arte e com o lema da ousadia em suas poéticas visuais, Barja sempre procurou desconstruir com humor e ironia o linear e o estabelecido. Nessa mostra, o artista reconstituirá o seu extenso universo poético, com trinta obras nas linguagens que vão desde instalações em vídeo-esculturas, confeccionadas em alumínio e bronze fundido. São instalações multimídia, objetos, fotografias de grandes dimensões e também vídeos, a maioria inédita no Brasil, que apresentam registros de performances e intervenções urbanas realizadas durante sua carreira.
“Por meio de uma revisão de suas participações em algumas coletivas e individuais foi possível a reconstituição de um percurso, que ao final apresenta uma visão de campo de uma complexa, expressiva e rica produção”, afirma a curadora.
A exposição irá ocupar dois amplos espaços com inúmeras obras, desde as mais antigas às mais atuais, como é o caso de Armadilhas Semânticas. Desde 1984 em processo de evolução, ganhou o prêmio Projeteis da Funarte em 2006 e será recriada para o módulo retrospectivo da exposição, que ocupará a galeria retangular do CCBB. Trata-se de poesia visual em foto e vídeo, com ação de micos que comem bananas e, com elas, formam as palavras-chave para a interpretação do público.
Já no grande pavilhão negro Barja apresentará uma obra inédita: “Jonas”. Entre o mito, a literatura, essa videoinstalação será constituída de 20 peças fundidas em alumínio que consistem de vértebras de uma baleia com asas. Segundo o artista, “Jonas” fará seu discurso “anima/verbi-voco-visual”, um conceito que perpassa todo universo de sua criação artística. Serão exibidos vídeos no interior do conjunto de vértebras da baleia.
As mostras “Experiência Tumulto I e II”, apresentadas na Galeria Macunaíma/ RJ em 1985, foram recriadas para serem expostas na Galeria Cruce Pensamento Contemporâneo, em Madri, no Centro de Arte Moderno de Buenos Aires e no Conjunto Cultural da Caixa, em 2000. Agora, o público brasiliense poderá conferir a evolução deste trabalho na Experiência Tumulto III, que revela a extensa produção do artista e sua sintonia com o pensamento contemporâneo.
Exposição: Experiência e Tumulto III
Data: De 25 de fevereiro a 20 de abril, de 9h às 21h – Quarta a segunda-feira.
Local: Centro Cultural Banco do Brasil (SCES Trecho 2 – Lote 22)
Classificação Indicativa: Livre
Entrada Franca
Informações: 61 3108-7600