Seis experimentos biográficos no palco.

Fotos: Kunstenfestivaldesarts. Divulgação.
Fotos: Kunstenfestivaldesarts. Divulgação.

O espetáculo 2 Ficções marca a finalização do Projeto Ficção, que aconteceu em duas etapas, tendo início em 2011, que resultou no espetáculo “Ficção”, conjunto de seis monólogos em que os atores narravam fatos de suas biografias misturados a elementos fictícios.

Em “2 Ficções” são retomados os seis experimentos biográficos, agora emoldurados por uma nova situação ficcional: a apresentação de um espetáculo teatral não finalizado. Esta quinta montagem da Cia Hiato, que foi realizada em co-produção com um dos mais importantes festivais de teatro da Europa: KunstensFestivaldesArts (Bruxelas), chega à Caixa Cultural, com apresentações até 12 de abril, de sexta a domingo.

Nesse novo projeto – que já realizou uma curta temporada em São Paulo com o espetáculo ainda em processo –, as duas ficções convivem: o que foi e o que poderia ter sido são vistos paralelamente, através de cenas inacabadas. A presença do diretor no palco, em uma espécie de depoimento-palestra, reforça a metalinguagem da peça e evidencia a sua inviabilidade. A Cia. Hiato se coloca diante de realidades que a ficção não pode reparar: uma peça inviável e a consciência da proximidade da morte. O formato final deste espetáculo é inédito nos palcos brasileiros.
Bruxelas_Thiago Amaral_Fernanda Stefanski_3371x2247
Para essa criação, a Cia usou o conceito de Pentimento – palavra italiana para arrependimento e é também o termo utilizado para o aparecimento em telas, durante sua restauração, de rascunhos feitos anteriormente sob uma pintura. O pentimento é uma reflexão tardia no curso do trabalho, escondida por varias camadas de cor. Além de fundamental para reconstituir um processo criativo, um pentimento também evidencia a relação entre uma construção artística e seu contexto biográfico. Ao se apropriar dessa matéria, a Cia. Hiato revela seu próprio processo criativo. Sem se limitar à metalinguagem, intimidade e teatralidade se unem: uma não existe sem a outra.

A primeira versão do espetáculo foi apresentada no SESC Pompeia – SP em 2014 e sua estreia mundial foi no KunstenFestivaldesArts/Bélgica. Em 2015, o espetáculo retorna aos palcos brasileiros em sua versão final ainda inédita no país. Mas esta não é a primeira vez que a Cia Hiato desembarca em Brasília. Eles já se apresentaram com o premiado “O Jardim” no Cena Contemporânea/2011 e com “Ficção” no teatro Caixa Cultural em 2013, sempre com casa lotada.
Bruxelas_Aline Filócomo_3128x2085
Serviço: 2 ficções – Cia. Hiato
Data: 3, 4, 5 10, 11 e 12 de abril
Horário: sexta e sábado, às 20 horas. Domingo, às 19 horas
Local: Caixa Cultural Brasília – Teatro da Caixa (SBS, Quadra 4, Lotes 3/4 – edifício anexo à matriz da Caixa)
Duração: 100 minutos cada monólogo
Informações: (61) 3206-9448 /3206-9449
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Meia-entrada para estudantes, professores, funcionários e clientes Caixa, pessoas acima de 60 anos e doadores de 1 kg de alimento não perecível.
Bilheteria: de terça a sexta-feira e domingo, das 13h às 21h; sábado, das 9h às 21h
Lotação: 80 lugares
Gênero: Drama
Classificação etária: 18 anos.