Bonecos de Todo Mundo tem espetáculos e shows de Siba e Juliana Linhares de graça

Frankenstein Viajeinmóvil. Divulgação.

A sexta edição do Bonecos de Todo Mundo – Festival Internacional de Teatro Popular de Bonecos está chegando! Na segunda semana de março, o evento volta a ocupar o Teatro Sesi Yara Amaral, o Taguaparque e escolas públicas de Taguatinga com a presença de companhias do Distrito Federal, do Brasil e de países da América Latina e Europa. A programação aberta tem entrada franca e se estende entre os dias 14 e 17 de março através de espetáculos, shows musicais e roda de conversa. Antes, de 11 a 13, o evento realizará espetáculos e oficinas exclusivos para crianças e adolescentes de escolas públicas. Os ingressos para a programação aberta podem ser retirados a partir do dia 04 de março, na plataforma Sympla.

Irene Vecchia. Foto: Giorgio Cossu.

O Teatro Popular de Bonecos é uma brincadeira milenar presente em diferentes países, nos cinco continentes. Um patrimônio cultural do mundo! Criado em 2018 e produzido pela BTM Produções, o festival Bonecos de Todo Mundo se consagra por promover, em Taguatinga (DF), o encontro intercultural entre bonequeiros(as) de diversas nacionalidades, abrangendo diferentes linguagens e técnicas de manipulação de bonecos. Nesta sexta edição, o evento traz a presença de cinco companhias do DF junto a artistas de Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Argentina, Chile e Itália.

Chico Simões. Foto: Davi Mello.

Entre as atrações internacionais está a bonequeira italiana Irene Vecchia, mulher representante da nova geração da Guarattelle, tradição teatral napolitana transmitida oralmente há mais de 500 anos. Do Chile, a companhia Viajeinmóvil apresentará uma adaptação teatral do clássico romance inglês “Frankenstein”. Já a companhia argentina Sakados del Tacho trará para Taguatinga o espetáculo ‘Títeres Sakados del Tacho’, com cenas e números musicais brincados com bonecos feitos através do reaproveitamento de recipientes plásticos, abordando a nossa relação com o ambiente urbano.

Para além do riso em cena, o Bonecos de Todo Mundo busca sempre criar espaços de diálogo sobre o ofício e as peculiaridades do Teatro Popular de Bonecos pelo mundo. A roda deste ano será realizada no dia 16 de março, às 15h, no Sesi Taguatinga Norte. Com o tema “O Teatro Popular de Bonecos e a Educação Patrimonial”, a prosa terá como convidados brincantes, pesquisadores e representantes de órgãos governamentais que atuam no campo da Cultura, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan.

Siba. Foto: José de Holanda.

Além dos espetáculos, o 6º Bonecos de Todo Mundo apresenta ao público shows musicais com artistas de abrangência nacional que dialogam com a cultura popular. Na quinta (14), às 21h30, o recifense Siba sobe ao palco do Teatro Sesi Taguatinga com sua musicalidade inovadora, marcada pela poesia ritmada e pelo diálogo entre o tradicional e o contemporâneo. Já no sábado (16), a cantora potiguar Juliana Linhares apresenta o show do seu primeiro disco solo, o aclamado “Nordeste Ficção”, colocando todo mundo pra dançar e ampliar os horizontes sobre a diversidade da cultura nordestina.

Bonecos para todes: ações de acessibilidade
Visando ampliar a apreciação artística do Teatro Popular de Bonecos para as pessoas com deficiência, o festival trará três diferentes ações de acessibilidade. As duas apresentações do dia 15 de março, no Teatro Sesi, terão audiodescrição para pessoas com deficiência visual, com um momento especial antes das apresentações, onde este público poderá tocar nos bonecos, cenários e adereços para uma melhor ambientação sobre os espetáculos. Já as apresentações nacionais do domingo (17), no Taguaparque, contarão com interpretação em Libras. Em ambos os locais, haverá acessibilidade estrutural (rampas e espaços reservados para cadeiras de rodas) para pessoas cadeirantes ou com mobilidade reduzida.

O 6º Bonecos de Todo Mundo – Festival Internacional de Teatro Popular de Bonecos é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), sob a curadoria de Chico Simões e coordenação de produção de Clara Nugoli.

Juliana Linhares. Foto: Clarice Lissovsky.

Programação aberta:

14 de março
Teatro Yara Amaral – Sesi Taguatinga Norte

– 19h30: Pocket Show Marionetes | Catin Nardi/Teatro Navegante (MG)
– 21h: Show Siba (PE)


15 de março
Teatro Yara Amaral – Sesi Taguatinga Norte

– 19h30: Guarattelle e Musica | Irene Vecchia (Itália)
– 21h: Frankenstein | Viajeinmóvil  (Chile)

* apresentações com audiodescrição e vivência tátil para pessoas com deficiência visual

16 de março
Teatro Yara Amaral – Sesi Taguatinga Norte
– 15h: Roda de conversa – “O Teatro Popular de Bonecos e a Educação Patrimonial”
– 19h30: Botando boneco por baixo do pano | Shicó do Mamulengo (RN)
– 21h:  Juliana Linhares | Show Nordeste Ficção (RN)

17 de março
Taguaparque
– 9h30: Títeres Sakados Del Tacho | Sakados del Tacho (Argentina)

– 10h: Bonecos em Cena | Circo Boneco e Riso (DF) – com Libras
– 10h30: Mamulengando: o Rei do Mamulengo | Mamulengo Saruê (DF) – com Libras

NAS ESCOLAS (exclusiva para a comunidade escolar)

11 de março: Escola 1 EC 19 – 8h – Taguatinga

Vida de Retirante | Cia de Marionetes Bonecos em Nós (espetáculo + oficina)

12 de março: Escola 2 CEEspecial 01 – 9h – Taguatinga

O Romance do Vaqueiro Benedito | Mamulengo Presepada (espetáculo + oficina)

13 de março: Escola 3 CEI 06 – 10h30 – Taguatinga

Benditos Beneditos | Inventor de Sonhos (espetáculo + oficina)

VI Bonecos de Todo Mundo – Festival Internacional de Teatro Popular de Bonecos
Até 17 de março
Teatro Yara Amaral (Sesi Taguatinga Norte), Taguaparque e escolas públicas
Entrada franca
Classificação : Livre (verificar classificação indicativa por espetáculo)