Cobertura do 7º Prêmio Engenho de Comunicação com show de Elza Soares.

Texto de Renato Acha e Fotos de Marcelo Dischinger.

Elza Soares. Foto de Marcelo Dischinger.

Prêmio Engenho de Comunicação foi criado em 2004 e visa homenagear quem está por traz das notícias, por isso é o dia em que o jornalista vira notícia. Um júri escolhe os melhores comunicadores em diversas categorias. A comissão julgadora deste ano foi formada pelo Ministro do STF, Marco Aurélio Mello, o Ministro do TCU, José Múcio Monteiro, a Presidente da Associação Comercial do DF, Danielle Moreira, o Presidente da OAB-DF, Francisco Caputo e o Prof. Dr. em Comunicação da UnB, Sérgio de Sá .

Os homenageados especiais como Personalidade da Comunicação 2010 foram os jornalistas Eliane Cantanhede da Folha de São Paulo, Josemar Dantas do Correio Braziliense e Otto Sarkis do Hoje em Dia.

Eliane Cantanhede da Folha de São Paulo. Foto de Marcelo Dischinger.

A sétima edição teve sede na Embaixada de Portugal, parceira da Engenho Criatividade & Comunicação, representada por Kátia Cubel. Foi uma excelente oportunidade para firmar tanto a tradição do prêmio quanto a Embaixada de Portugal como sede.

Carlos Fino , conselheiro de imprensa português foi o homenageado deste ano e anunciou que 2011 será o ano em que os países vão interagir mutuamente:

“É um prazer realizar o prêmio nas instalações da embaixada. O prêmio já é uma parceria luso-brasileira. É o maior evento de mídia da capital do Brasil. Esperamos tê-lo aqui em 2011 e 2012. Vamos fazer o ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal em 2012, inclusive com uma vertente portuguesa da premiação, uma ligação de Brasília com Lisboa que agora conta com novos vôos da TAP.”

Silvestre Gorgulho, Secretário de Cultura do DF, Kátia Cubel e Carlos Fino, Conselheiro de Imprensa da Embaixada de Portugal. Foto de Marcelo Dischinger.

Kátia Cubel discursou:

“Hoje é o dia da síntese de quase um ano de trabalho. O Prêmio Engenho visa motivar a liberdade de imprensa e o ofício dos jornalistas, que nós sabemos que é um sacerdócio. É uma tentativa de celebrar os jornalistas de Brasília.”

Os mestres de cerimônia foram Adriano Siri e Jovane Nunes, célebres comediantes brasilienses que já possuem um reconhecimento enorme no país inteiro junto ao grupo Os Melhores do Mundo.

Jovane Nunes e Adriano Siri. Foto de Marcelo Dischinger.

Eles falaram ao Acha Brasília sobre teatro, o boom do novo DVD e o Twitter:

“Estamos em cartaz com Os Melhores do Mundo Futebol Clube, para interagir com o momento da Copa do Mundo… O DVD do grupo também está bombado. Estamos em primeiro lugar em vendas na FNAC, o DVD da Ivete Sangalo está em segundo lugar… O Twitter também é um bom lugar para opinarmos, fazer piadas e tecer comentários.”

Confira os vencedores do 7º Prêmio Engenho de Comunicação – O Dia em que o Jornalista vira Notícia:

– Gestão de Negócios da Comunicação: Jornal Alô Brasília;
– Melhor Coluna: “Panorama Político”, por Ilimar Franco – O Globo;
– Site Noticioso: Congresso em Foco;
– Melhor Blog: Blog do Noblat;
– Veículo Público de Comunicação: TV Justiça;
– Programa de Rádio: Jornal da Cidade – Rádio Nacional;
– Iniciativa Acadêmica: IESB, com o case;
– Inovação Jornalística: Revistas Vip – Jornal da Comunidade;
– Veículo Impresso: Caderno Super Esportes – Correio Braziliense;
– Programa de TV: DF TV 2ª Edição;
– Apresentador (a) / âncora de TV: Camila Guimarães, do Bom Dia DF, TV Globo;
– Cobertura de Brasília: TV Bandeirantes.

A melhor cobertura de Brasília foi para a TV Bandeirantes. Foto de Marcelo Dischinger.
Márcia Witzak recebeu o Prêmio de Melhor Programa de TV para o DFTV 2ª edição. Foto de Marcelo Dischinger.
Camila Guimarães do Bom Dia DF (TV Globo) levou o Prêmio de Melhor Apresentadora / Âncora de TV. Foto de Marcelo Dischinger.
Ricardo Noblat ganhou o Prêmio de Melhor Blog para o Blog do Noblat. Foto de Marcelo Dischinger.
Eda Machado, diretora do IESB levou o Prêmio de Melhor Iniciativa Acadêmica. Foto de Marcelo Dischinger.

Danielle Moreira, Presidente da Associação Comercial do DF e Frederico Guilherme, Diretor da Domínio Engenharia entregaram o Prêmio de Gestão de Negócios da Comunicação para Hélio Queiroz do Jornal Alô Brasília. Foto de Marcelo Dischinger.

Para encerrar a noite, a diva Elza Soares fez um show com clássicos da música brasileira em ritmo jazzy. Vestida em um look reluzente de La Toya e acompanhada por Sérgio Luís na bateria, Rômulo Pinto no teclado e Élcio Costa no baixo, Elza deixou o público emocionado e estarrecido diante de tanta magia advinda desta brilhante voz de um ícone da música brasileira.

Elza Soares. Foto de Marcelo Dischinger.