Apo Fousek – dos 3 aos 100.

Can I Ride? Divulgação.
Arte e sustentabilidade estão entre as uniões mais recorrentes nesta nova década do século 21. Elas também são referências para o trabalho do artista visual paulistano Apo Fousek, que abre a mostra Apo Fousek – dos 3 aos 100 na Caixa Cultural nesta quinta (3 de março) às 19 horas com palestra e visita guiada com o curador Paulo Vergolino às 20 horas.

O artista convive com o desenho e a pintura desde a tenra idade e isto fica nítido no título da mostra em que utiliza pranchas de surfe, skates, tecido, madeira, garrafas para demonstrar o respeito à natureza e a convivência harmônica entre todos os seres vivos do planeta.

“Tudo que sobra dos meus trabalhos está sendo, por mim mesmo, reciclado, reaproveitado e literalmente engarrafado. Isso é tão parte do meu mundo que, ao longo de alguns meses de trabalho, coloquei micro-pedaços de material descartado em 15 garrafas. Lá, estariam as lembranças criativas de algo que pode fazer parte de um novo momento, de uma nova fase, de um novo artista, amanhã e daqui a 70 anos, quando vou estar com 100”, frisa Apo.

O mais interesante é que seu trabalho dialoga com a arte urbana com plena liberdade, o que se deve ao seu envolvimento com a marca de skateboard FoxForceFive, e a direção criativa do Etcetera Design, seu estúdio próprio, e o ingresso na primeira turma de Design Gráfico, na Faculdade SENAC de São Paulo.

“O trabalho artístico do Apo é um exemplo brilhante do que de melhor a linguagem urbana pode nos apresentar. Ele tem um traço diferenciado, racional, agradável, bem acabado e está, justamente, nesses atributos o valor desse artista, que é um retrato do nosso mundo atual”, explica Paulo Vergolino, curador da mostra que permanece em cartaz até o dia 17 de abril.

Serviço: Apo Fousek – dos 3 aos 100

Local: Caixa Cultural Brasília – Galeria Vitrine (SBS, Quadra 4, lote ¾)

Abertura para convidados e imprensa: 3 de março de 2011, das 19h às 22h – Palestra e visita guiada com o curador, às 20h.

Visitação: 4 de março a 17 de abril de 2011*

Horário: Diariamente, das 9h às 21h

Telefones: (61) 3206-9448 / 3206-9450

Agendamento de visitas monitoradas: (61) 3206-9892 (de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 21h)

Classificação etária: livre

Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal

Entrada franca

Acesso para portadores de necessidades especiais

(*) A Galeria Vitrine estará fechada na segunda-feira (7) e terça-feira de carnaval (8), sendo reaberta na quarta-feira (9), às 12h.