Madrigal Contemporâneo.

Fotos: Ismael Monticelli. Divulgação.

Fotos: Ismael Monticelli. Divulgação.

A “Barca di Venetia per Padova” aporta no CCBB, de 24 de fevereiro a 2 de março, e revive os madrigais do século XVII contextualizados por uma encenação contemporânea. A adaptação da obra de Adriano Banchieri (1568-1634), compositor italiano nascido em Bologna, é reconhecida por seu texto vivaz e pelos recursos e técnicas musicais utilizados.

A peça, escrita e executada pela primeira vez em Veneza em 1604, é composta por vinte madrigais a cinco vozes com o acompanhamento de cinco instrumentos e baixo contínuo. O pano de fundo é uma viagem de barco entre as cidades de Veneza e Pádua, onde Banchieri busca fazer um pequeno retrato da Itália e de uma parte da Europa de seu tempo. Na jornada surgem personagens de diversas partes do continente europeu, cada um cantando em seu próprio dialeto.

Todos desejam chegar a Pádua. A ação começa com um convite para que as pessoas entrem na barca, pois o veículo já vai partir. Iniciam-se as despedidas e as apresentações. Por coincidência, vários cantores pegaram o mesmo transporte e cada um deles se propõe a interpretar um madrigal de sua região. Desta forma, o compositor, organista, teórico musical, poeta e monge Adriano Banchieri conseguiu reproduzir os diversos estilos dos mais proeminentes compositores de sua época.

O diferencial desta montagem se dá pelo ineditismo estético, com a contextualização da música renascentista sob o olhar do homem do século XXI. A direção musical de André Vidal e Cecília Aprigliano se uniu direção de arte de Adriano e Fernando Guimarães, responsáveis pela concepção cênica moderna do espetáculo.

A música será interpretada no idioma original da obra (italiano) e, para que o público possa acompanhar melhor as ações, antes de cada sessão será distribuída uma sinopse do texto e um programa do espetáculo. A programação ainda conta com a realização de um debate sobre o tema “A inserção do moderno na arte clássica”, após a apresentação do dia 2 de março, com a presença dos diretores, professores, artistas e estudiosos convidados.

Foto: Ismael Monticelli. Divulgação.

Serviço: Barca di Venetia per Padova
Local: Teatro I – CCBB (Setor de Clubes Sul, Trecho 2, Lote 22)
Data: De 24 de fevereiro a 2 de março
Horário: sempre às 20:30
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Classificação indicativa: Livre
Após a apresentação de domingo, dia 2 de março, haverá um debate sobre o tema A inserção do moderno na arte clássica, com estudiosos, professores e diretores convidados.