Música tradicional da Noruega na Caixa Cultural nesta quarta.

7 de junho.

Foto: Anders Bergersen.

O brasiliense poderá conhecer um pouco da cultura norueguesa e ouvir música tocada com o instrumento tradicional do país (o hardanger fiddle) no recital da musicista Benedicte Maurseth nesta quarta (7 de junho), às 20 horas, na Caixa Cultural. Em sua primeira vez no Brasil, a artista é a quarta atração do ano da “Série Solo Música”.

O hardanger fiddle é um instrumento do folclore norueguês com um formato que lembra o violino. Além das quatro cordas normais de um violino, ele tem outras quatro a cinco cordas que ecoam por ressonância com relação às outras e uma madeira com menor espessura, principalmente no tampo. Muito usado na região de Hardanger, no Sudeste da Noruega, o instrumento mais antigo é de 1651.

Benedicte abre o espetáculo com um recital de música tradicional norueguesa, usando instrumentos do período barroco, cordas de tripa natural e arcos de época, e canta no estilo tradicional norueguês, o Kveding. “Ela é uma artista importante da Noruega e uma virtuose em seu instrumento. Sua música é muito especial, toca a alma”, diz Alvaro Collaço, curador e produtor da série. Ele conheceu o trabalho da musicista através do austríaco Mathias Loibner, que se apresentou no Solo Música há dois anos. “Este recital simboliza bem uma das características da Série Solo Música, marcada pela diversidade musical e por dar ao público a chance de conhecer novos instrumentos e sonoridades”, diz

Benedicte Maurseth nasceu em 1983, na região de Hardangerfjord no Oeste da Noruega. Atualmente reside em Bergen, onde trabalha como musicista. Ela começou os estudos do hardanger fiddle aos oito anos de idade, sob orientação de Knut Hamre. Na Noruega, tornou-se aluna da prestigiada Bull Ole Academy, instituição especializada na música folclórica daquele país.

Maurseth gravou cinco discos, dois em duo com seu mestre Knut Hamre, um em quarteto com Asne Vallard Nordli, Berit Opheim e Sigbjorn Apeland. Da discografia destaca-se “Over tones”, realizado em duo com Asne Vallard Nordli e lançado por um dos mais prestigiosos selos do mundo: a ECM Records. Além dos CDs, Benedicte possui um livro publicado, um relato biográfico da vida do seu mestre Knut Hamre.

Serviço: Show: Solo Música – Benedicte Maurseth
Local: Teatro da Caixa Cultural (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)
Data: 7 de junho (quarta) às 20 horas
Ingressos: à venda a partir de 3 de junho | R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)
Meia-entrada: estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos e doadores de agasalhos
Capacidade: 406 lugares (8 para cadeirantes) | Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Bilheteria: de terça a sexta e domingo, das 13h às 21h, e sábado, das 9h às 21h. Contato: (61) 3206-6456
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 70 minutos.