Bixiga 70 em dose dupla na Caixa Cultural.

Foto: Nicole Heiniger. Divulgação.
Foto: Nicole Heiniger. Divulgação.

A big band de afrobeat Bixiga 70 se apresenta na Caixa Cultural nos dias 26 e 27 de julho. O repertório do grupo paulista traz canções de seu segundo trabalho (2013), com sucessos como “Deixa a Gira Girá”, ponto de candomblé, já adaptado pelo trio baiano Os Tincoãs, em 1973; “Ocupaí”, “5 Esquinas”, “Kriptonita” e “Isa”.

O disco é totalmente independente e tem mixagem do norte-americano Victor Rice e produção e arranjos de autoria da banda, que se formou para explorar o território de fusão da música instrumental africana, latina e brasileira, em composições próprias e versões de artistas brasileiros como Luiz Gonzaga, Pedro Santos e Os Tincoãs.

O nome – Bixiga 70 – está ligado ao endereço do estúdio onde o conjunto nasceu: o número 70 da rua Treze de Maio, no bairro do Bixiga. Considerado por muitos como o berço do samba paulistano, o bairro também hospeda e alimenta a imaginação desses dez músicos que fazem uma leitura cosmopolita da música de países como Gana e Nigéria, dos tambores dos terreiros, da música malinké, da psicodelia, do dub, acompanhada de improviso e dança.

A banda é formada por Décio 7 (bateria), Marcelo Dworecki (baixo), Cris Scabello (guitarra), Mauricio Fleury (teclado e guitarra), Rômulo Nardes e Gustávo Cék (percussão), Cuca Ferreira (sax barítono), Daniel Nogueira (sax tenor), Douglas Antunes (trombone) e Daniel Gralha (trompete).

Serviço: Bixiga 70
Local: Teatro da Caixa
Data: 26 e 27 de julho
Hora: Sábado, às 20 horas e domingo, às 19 horas
Classificação Indicativa: 18 anos
Ingressos: À venda a partir de 19 de julho | R$ 4 e R$ 2 (meia)
Meia-entrada: Estudantes, professores, funcionários e clientes Caixa, pessoas acima de 60 anos e doadores de agasalho.