Projeto – BR-040 Práticas de Proximidade ocupa a Funarte.

Paralelamente. Foto: André Mantelli. Divulgação.
Paralelamente. Fotos: André Mantelli. Divulgação.

O projeto de Ocupação BR-040 Práticas de Proximidade e também do Brecha, núcleo de pesquisa e criação em arte foram contemplados pelo edital da Funarte. “Ao longo destes oito meses a ideia é potencializar o diálogo e possibilitar trocas enriquecedoras pra nós e pra cidade”, diz Patrick Sampaio, diretor artístico.

Jovens artistas e realizadores cariocas, dedicados a investigação de diversas áreas artísticas e a propostas culturais de continuidade, chegam a Brasília para promover intenso intercâmbio entre trabalhos artísticos produzidos na capital fluminense e o público de Brasília, bem como entre os artistas do Rio de Janeiro e os da Capital Federal.

Como a rodovia federal que dá nome ao projeto, a BR-040, a ocupação tem o objetivo de aproximar ainda mais a Capital do Rio de Janeiro à Capital do Brasil, promovendo interações por meio da realização de propostas artísticas e vivências no espaço. A ocupação abarca múltiplas linguagens, incluindo peças de teatro, dança, circo, intervenções urbanas, performances musicais e audiovisual.

“Várias dessas linguagens atravessam o nosso trabalho cênico e, além disso, um equipamento de cultura como o Plínio Marcos pode potencializar muito a cena cultural para além da linguagem teatral”, comenta Patrick, que em 2011 dirigiu outra ocupação contemplada em editais da Funarte, o projeto JUNTO, realizada no Teatro Glauce Rocha, do Rio de Janeiro.

Os Inocentes.
Os Inocentes.

São esperadas ainda, dentro da programação desta Ocupação, diversas atividades de formação, como oficinas e debates. As atividades da Ocupação estarão concentradas no Complexo Cultural da Funarte “e estamos buscando propostas também de outras Regiões Administrativas do DF, além, é claro, das de Brasília”, avisa o diretor artístico.

Alguns coletivos, grupos e artistas já estão confirmados na programação desta Ocupação, como é o caso dos cariocas Armazém Cia de Teatro, trazendo seu novo trabalho; a Cia dos Atores; o espetáculo Kabul, do tradicionalíssimo Amok Teatro; a realizadora Miúda; e de Brasília a Andaime Cia de Teatro, o encenador Hugo Rodas, a Cia Plágio e o Coletivo Transverso. Estão previstas ainda parcerias com grandes eventos, que são parte do calendário da cidade.

“Estamos programando um momento, durante os meses por aqui, para apresentar um panorama das criações do Brecha”, adianta Patrick, “vai ser o nosso momento de trocar com os artistas daqui através de uma das coisas que a gente mais gosta de fazer: o teatro”. Entre as criações do Brecha, que serão apresentaras, estão Os Inocentes, Anticorpos e Paralelamente.

Anticorpos. Foto: Júlio Morais.
Anticorpos. Foto: Júlio Morais.

Serviço: Edital – Ocupação do Teatro Plínio Marcos/2014 – Projeto: BR-040 Práticas de Proximidade
Em cartaz até março de 2015
Locais: Teatro Plínio Marcos (517 lugares), Sala de Dança e gramado do Complexo Cultural da Funarte Brasília.
Apresentação de espetáculos sempre de quinta-feira a domingo, estando algumas quintas-feiras reservadas para atividades formativas.
Horários: De quinta-feira a sábado, às 21h, e domingo, às 20h.
Valor do ingresso: R$ 20 (inteira); e R$ 10 (meia). A venda duas horas antes do início de cada sessão.
Informações: 61 3322.2076.