Encerramento do Brasília Museu Aberto nesta sexta feira com projeções mapeadas na cúpula do Museu Nacional da República

Fotos: Johnson Barros.

A edição 2022 da exposição virtual “Brasília Museu Aberto” chega ao fim com festa de encerramento e projeções mapeadas na cúpula do Museu Nacional da República. Esse ano, o projeto movimentou a capital com eventos que marcaram a cena cultural brasiliense. A abertura aconteceu no dia 21 de abril e prestou uma homenagem no aniversário de 62 anos da cidade, com um coquetel na Casa de Chá com direito a bolo e parabéns e projeções mapeadas no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes. 

No dia 18 de maio foi à vez do lançamento do livro “Brasília Museu Aberto”, com uma festa para cerca de 400 convidados, entre eles artistas plásticos, políticos, empresários e apreciadores das artes, que fizeram questão de prestigiar esse projeto, que conta com o patrocínio da Brasal, Sabin e Sesi. Uma noite memorável que coloriu o museu com projeções de obras de artistas como Siron Franco, Galeno, Naura Timm Tarsila do Amaral, Roberto Burle Marx e Alfredo Volpi, entre outros. Além de artistas brasilienses como Camila Soato, Lui Rodrigues, Paulino Aversa e Roger Regner, que tiveram suas obras exibidas nessa edição do projeto. O fotógrafo Orlando Brito, a artista plástica Marianne Peretti, e o arquiteto Carlos Magalhães, que nos deixaram recentemente, também foram homenageados no evento, com destaque no livro e nas projeções mapeadas.

No evento de encerramento no Museu Nacional da República acontecerá o lançamento do site do projeto www.brasiliamuseuaberto.com.br onde todo o conteúdo das projeções, obras dos artistas, programa educativo e o livro digital do projeto poderão ser acessados. Na ocasião, será realizada a cerimônia de doação de 100 exemplares do livro do projeto para a Secretaria de Educação do DF distribuir nas escolas e bibliotecas públicas do DF.

Para a curadora Danielle Athayde a sensação é de realização. Mas engana-se quem pensa que o trabalho chegou ao fim. Enquanto a exposição virtual se encerra em Brasília, Danielle já está de olho na mostra original “Brasília – Da Utopia à Capital” – que deu origem à mostra virtual Brasília Museu Aberto- e que retoma sua itinerância internacional, e depois de ter passado por 12 países, desembarca em Portugal, com abertura marcada para o dia 14 de julho, no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa. “É muito emocionante poder voltar a fazer, de forma presencial, essa mostra que leva a história da nossa cidade para o mundo. E em especial em um museu, cujo projeto é assinado pelo arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha” em um ano tão importante em que comemoramos o Bicentenário da Independência do Brasil, comemora Danielle Athayde. 

ENCERRAMENTO EXPOSIÇÃO BRASÍLIA MUSEU ABERTO

3 de junho às 19:30

Evento gratuito e aberto ao público

Na ocasião será realizado um brinde para convidados em área restrita.