Cais Trio lança DVD com participação Ellen Oléria, Simone Guimarães, Ocelo Mendonça, Léo Barbosa e Hamilton Pinheiro.

Foto: Débora Amorim. Divulgação.
Foto: Débora Amorim. Divulgação.

O Cais Trio é formado por Daniel Baker, Leonel Laterza e Paulo André Tavares. Os três músicos promovem um encontro notável do piano, da voz e do violão onde boas referências e afinidades aportam nas águas da música brasileira contemporânea.

O trio lança DVD no Clube do Choro no dia 1 de dezembro (terça) às 21 horas. Cada um com sua história particular, empresta talento para esse encontro de belas possibilidades que ancora seu navio em águas mansas e cheias de harmonia. É um convite a nos atracarmos em suas composições autorais, nas canções das Minas Gerais, e de grandes mestres da MPB, como Milton Nascimento, Toninho Horta, Joyce, Maurício Maestro e outros.

O trabalho será apresentado para o público brasiliense no dia 1º de dezembro, às 21h, no Clube do Choro de Brasília, em show de lançamento do DVD homônimo, com participações especiais das cantoras Ellen Oléria e Simone Guimarães, além dos músicos Ocelo Mendonça (violoncelo), Hamilton Pinheiro (baixo) e Léo Barbosa (percussão).

O DVD foi gravado no Sesc Garagem, teve captação sonora de Marcos Pagani (Orbis Estúdio), com direção de Bruno Sant´Ana, após ser selecionado no edital do FAC da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal, para receber o apoio e patrocínio para o projeto. “A semente do Cais Trio foi plantada em 2003, quando eu procurei Paulo André Tavares e Daniel Baker para que eles me acompanhassem numa apresentação. O show foi lindo e vimos que daríamos muito certo trabalhando juntos”, conta Leonel Laterza. “Depois fizemos um arranjo para a canção “Cruzada” dos mineiros Tavinho Moura e Márcio Borges. Já havíamos percebido que nossos gostos musicais eram bem intersectivos. Principalmente no que se refere à música do Clube da Esquina, e do universo mais clássico da música brasileira”, complementa.

Foi então que os músicos resolveram formar um trio mesmo, com objetivo de somar cada experiência e referência individual. Deu muito certo. “Adoramos ficar juntos e compor, arranjar… mergulhar no trabalho musical do Trio”, comenta Paulo André Tavares. “Somos um só tocando”, afirma Daniel Baker. A influência mineira dentro do trabalho aparece em alguns momentos do repertório do DVD de forma natural e “misturada” com várias outras referências que cada um, separadamente, trouxe para esse encontro musical. As canções Dona Olímpia (Toninho Horta e Ronaldo Bastos), Viola Violar (Milton Nascimento e Fernando Brandt) e Mistérios (Joyce e Maurício Maestro) representam bem esse movimento musical e ganharam releituras mais que especiais. E nossas composições espelham um pouco essas influências.

O trio tem em comum a vontade de se expressar musicalmente de forma generosa, coletiva e democrática. Desde a criação, passando pelos arranjos concepção, forma, da estética até a execução. A ideia é um trio que não tem líder, não tem principal. O mais importante é trabalhar em favor da música e fazer uma mistura com referências pessoais e de vida. Assim como é um pouco Brasília que é jovem mas se alimenta e reflete elementos vindos de todos os lugares.

O repertório do Cais Trio passa por vários estilos musicais como o choro, a toada, a bossa, a balada e o bolero, mas tem entre todas as faixas uma identidade marcante na execução e nos arranjos. Isso faz com que o trabalho tenha personalidade e, apesar da diversidade musical, tenha uma proposta bem definida.

Para alinhavar as faixas do DVD, o Trio convidou o compositor, escritor e violonista Aloísio Brandão para se inspirar no trabalho do Cais Trio e escrever alguns textos que, na bela voz do ator Murilo Grossi, expressam ainda mais o clima poético do DVD. São pequenas inserções que antecedem algumas das faixas.

Serviço: Show de lançamento do DVD Cais Trio
Local: Clube do Choro de Brasília (Setor de Divulgação Cultural, Bloco G, Eixo Monumental)
Data: 1 de dezembro de 2015 (terça) às 21 horas
INGRESSOS: Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada)
Classificação indicativa: Livre
Informações: (61) 3224-0599.