Carmen San Thiago lança calendário com pinturas de Brasília

Carmen San Thiago. Divulgação.

O traço inicial de Brasília já nasceu de um desenho e reafirma a cidade sedimentada na arte. A capital já ganhou muitas imagens inspiradoras desde Athos Bulcão aos dias de hoje. Seus ângulos e formas são homenageados em pequenas gotas de sonho, abstração, arquitetura e utopia.

Carmen San Thiago é uma destas artistas que olham para Brasília com delicadeza. Suas pinturas são um mergulho nas memórias afetivas que unem infância e velhice no tempo da cidade. “Tenho Brasília como um cenário de formas e cores que me instigam e me encantam todos os dias”.

Foguetinho. Seca.

“Fiz minha faculdade de Licenciatura em Artes Visuais na Dulcina de Moraes. Em seguida, fui professora de Pintura e Introdução à Cerâmica. Frequentei este itinerário durante uns sete anos: Rodoviária, Conic e Conjunto Nacional. Adorava e adoro ver o balé das ruas, esta coreografia do improviso que precisamos estar preparados para atuar todos os dias. É um lugar maravilhoso para assistir e participar desse palco, lá no centro do poder!” Conta apaixonada sobre o universo que transporta para o papel.

Calendário

As pinceladas de Carmen vão nos acompanhar diariamente em 2021, com o lançamento do calendário criado pela artista, no dia 12 de dezembro, em um passeio pelo tempo que percorre as mudanças de estações ao longo do ano.

“Procuro nas imagens que pinto, as cenas que de alguma forma levem a sensação ao expectador a partir do meu olhar. Ao decidir fazer uma série para os meses do ano com as mudanças de paisagens da cidade, que são muito nítidas para mim, resolvi mostrar as cenas da seca, dos ipês amarelos, da chuva, da correria dos ambulantes, das brincadeiras no parque do foguetinho, o parque mais democrático que eu já conheci!”.

Dezembro. Bestificada.

“Este olhar que eu tenho da relação das pessoas com a cidade é algo que me deixa emocionada e sinto necessidade de registrar através das minhas cores e traços tortos. A série de doze quadros já foi vendida. São pequenas pinturas em acrílica sobre tela, todas feitas em 2020. Já planejei fazer o calendário há mais de 5 anos e o isolamento social acabou por me proporcionar a oportunidade de me concentrar no projeto.”

O lançamento será no dia 12 de dezembro (sábado), de 10 às 17 horas, na Banca da Conceição (308 Sul). “Um lugar que eu adoro, cheio de conversas boas com pessoas incríveis e de bom papo”. Convida a artista, que estará presente para fazer dedicatórias. São apenas 100 exemplares ao valor de R$ 50,00 cada.

Último Carnaval. Fevereiro.

Lançamento do Calendário 2021 de Camen San Thiago
12 de dezembro (sábado) de 10 às 17 horas
Banca da Conceição (308 Sul)
Edição limitada (100 exemplares)
Valor: R$ 50,00.