As cores e linhas de Chico Monteiro.

chico 2
Divulgação.

Chico Monteiro ocupa a galeria do Espaço Cultural STJ com a mostra Retratos em Linhas Tortas, em cartaz de 8 a 28 de maio. O artista plástico apresenta cinquenta obras onde transita pela arte contemporânea com presença fortemente autoral. Cenas do cotidiano ganham linhas curvas, geométricas ou retorcidas e se tornam pessoas e objetos, geralmente de sua intimidade, em momentos triviais. As feições das pessoas são transpostas da materialidade concreta da vida real para a materialidade da arte, em linhas e pontos sobre o plano, que agregam características subjetivas e psicológicas das figuras retratadas.
chico monteiro 2chico monteiro 5

 

Ao assumir que o trabalho artístico é a criação de uma nova realidade, o artista não está preocupado com o realismo, mas em criar alegorias de momentos cotidianos. À primeira vista, as linhas tortuosas que traçam os retratos parecem abstratas. O olhar mais atento, no entanto, percebe que elas também refletem a realidade em olhar mais profundo, que busca o além-imagem, entre o que é visto e o não visto, o não-dito, o inconsciente, o contexto de convivência entre o artista e o objeto representado.

chico monteiro

 

“Esta construção poética de imagens ordinárias dialoga com os materiais utilizados por Chico Monteiro: tinta PVA (de parede) com pigmentos, lápis de cor, giz de cera escolar, caneta esferográfica, papéis de rascunho disponíveis à primeira mão. Há uma urgência no desejo de produzir tais obras, fazer o acaso presente, assumindo o que houver como material e explorar suas (im)possibilidades. As limitações provocadas pela precariedade que tais materiais sugerem alcançam resultados sensíveis e sofisticados com limpeza visual que estabelece os limites das linhas que habitam o espaço”, definiu a artista plástica Maria Eugênia Matricardi no texto que apresenta a exposição. A mostra reunirá trabalhos de 2009 a 2014.

chico monteiro 7chico monteiro 3

 

Chico Monteiro nasceu em Uberlândia (MG) em 1987 e começou a desenhar em Goiânia (GO) em blocos de notas de reuniões em 2008. Em Brasília, para onde se mudou em 2010, participou das suas primeiras exposições coletivas, como o Salão de Artes das Regiões Administrativas do DF, em 2010 e 2011. Neste ano, também participou de exposição no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, ao lado de artistas como Vinícius Vargas, Anna Behatriz e Cristiano Mullins. Em 2013, participou da Feira 102, da galeria Objeto Encontrado em Brasília e agora em 2014 abre o calendário de exposições individuais do Espaço Cultural do STJ, com curadoria de Luiz Eduardo Sarmento.

chico monteiro 4

 

Serviço: Exposição Retratos em Linhas Tortas, de Chico Monteiro
Local: Espaço Cultural STJ (Sede do STJ – SAFS Q. 06, Lt. 01, Prédio dos Plenários, 2º andar)
Abertura: 7 de maio, das 18h30 às 21h
Data: De 8 a 28 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Telefone: 3319-8460/ 8594 / 8373