O espetáculo “Chuá”, do renomado grupo Dimenti, está em cartaz na Caixa Cultural neste fim de semana.

Foto de Júlio Acevedo.

Renato Acha

O renomado grupo baiano Dimenti apresenta o espetáculo “Chuá”, onomatopeia inspirada na obra “O Lago dos Cisnes” e voltada para o público infanto-juvenil em uma linguagem contemporânea com extrema liberdade diante do texto original, tanto que até o Lago Paranoá entra na narrativa como elemento integrante, representado por uma piscina de bolas de parque de diversão.

O grupo faz com que as crianças reflitam sobre questões estéticas impostas pelo mainstream, como o corpo ideal, consumismo infantil, educação doméstica, gênero e diversidade, tudo isto expresso com o bom humor típico de um talentoso grupo da Bahia.

A narrativa não é linear e não cai no lugar comum das adaptações. “Chuá” está mais para uma obra conceitual e abstrata que visa estimular a imaginação e criatividade do espectador, que deixa de ser membro passivo e integra o espetáculo com o seu olhar em movimento. A sensação de estar em um desenho animado em forma de tableaux vivantcartoon.

Não é à toa que o Dimenti é um dos coletivos de maior reconhecimento na cena teatral do momento. Eles venceram o Prêmio Estímulo da Fundação Cultural da Bahia 2004 e o Prêmio Braskem de Melhor Espetáculo pelo Júri Popular. O espetáculo também foi contemplado pela Caravana Funarte de Circulação Intra-Regional, tendo feito apresentações em São Paulo, além de ter participado do Festival do Teatro Brasileiro – Cena Baiana/Etapa Pernambuco (2008), Festival Panorama (2008), Mostra Contemporânea de Joinville (2009), entre outros.

Com as suas criações cênicas e audiovisuais tem participado de festivais e projetos no Brasil e no exterior como: Rumos Itaú Cultural Dança (São Paulo), ENARTCI (Minas Gerais), Festival do Teatro Brasileiro (Pernambuco, Ceará, Maranhão), Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (Ceará), Festival Internacional de Artes Cênicas (Bahia), Panorama de Dança (Rio de janeiro), Porto Alegre em Cena (Rio Grande do Sul), Mostra “Brazil Knows What Videoart Is” – Centro Cultural Le Cube (França), Move Berlim (Alemanha). Com a videodança Sensações Contrárias recebeu o prêmio de melhor vídeo experimental no Festival de Gramado cine-vídeo em 2007.

Serviço: Espetáculo de dança “Chuá” (inspirado em “O Lago dos Cisnes”) – Grupo Dimenti (Bahia)

Data: 04 e 05 de dezembro (sábado e domingo) às 17h

Não é permitida a entrada após o início dos espetáculos.

Local: Teatro da Caixa Cultural Brasília (SBS Qd 4 lote 3/4, anexo do edifício Matriz da Caixa Econômica Federal)

Recepção: (61) 3206-9448 – Administração: 3206-9450

Bilheteria: (61) 3206-6456 (aberta de terça-feira a domingo, das 12h às 21h)

Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia-entrada para estudantes, professores, pessoas com 60 anos ou mais e empregados CAIXA)

Duração: 50 minutos

Capacidade: 409 lugares, com espaço reservado para cadeirantes

Classificação indicativa: livre.