Nanãn Matos ministra oficina gratuita de Dança Africana no CCBB.

Até 9 de agosto.

Nanan Matos. Foto: Tatiana Reis. Divulgação.
Nanan Matos. Foto: Tatiana Reis. Divulgação.

Ministrado pela musicista e pesquisadora das culturas do oeste da África, Nanãn Matos, a oficina de dança convida o público a imergir no universo de ritmos e bailados festivos dos povos Malinke, que transformam cerimônias como casamentos, batizados e circuncisão em manifestações alegres e festivas. Ao som de tambores, tocados ao vivo, os participantes da oficina irão experimentar diferentes movimentos e, com isso, vivenciar as raízes que influenciaram parte da música e da dança populares brasileira.

Este trabalho de Nanãn Matos visa promover a cultura africana, através da divulgação da dança e da percussão e, segundo ela, “pode servir como um meio de desconstruir preconceitos e visões negativas sobre movimentos culturais de matriz africana”. Esta iniciativa acontece dentro da programação do Festival Batida Afro, que nos dias 6 e 13 de agosto recebe destacados expoentes nacionais e locais da cena musical cujos trabalhos resgatam e reverberam vertentes e influências de ritmos africanos na música popular contemporânea brasileira.

Serão oferecidas duas turmas com capacidade para 20 participantes cada. Os encontros acontecem dentro do Teatro II do Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília, nos dias 10 e 11 de agosto, quarta e quinta, sempre a partir das 18h30 e têm 1 hora e meia de duração, cada. Recomenda-se um público com idade superior a 14 anos e não é exigida qualquer experiência em dança. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail: festivalbatidaafro@gmail.com, até às 14 horas do dia 9 de agosto. Os interessados podem se inscrever em apenas um encontro ou nos dois. Os participantes receberão um e-mail com a confirmação da inscrição e os nomes dos confirmados serão divulgados na página do evento no Facebook até a noite do dia 9.