Emília Monteiro mostra ritmos do Norte em única apresentação.

Emília Monteiro.  Foto: Agis Júnior. Divulgação.
Emília Monteiro. Foto: Agis Júnior. Divulgação.

A cantora Emília Monteiro apresenta o repertório de seu elogiado CD de estreia “Cheia de graça” no dia 16 de outubro (sexta), às 21 horas, no Teatro Brasília (Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada), pelo Projeto Alvorada das Artes. Emília Monteiro é uma cantora amapaense, radicada em Brasília, que começou a carreira atuando, cantando e tendo participado da Companhia dos Menestréis de Oswaldo Montenegro. Sua interpretação é afinada e intensa com grande entrega no palco.

O álbum de estreia, “Cheia de Graça” (2013), nasceu das lembranças afetivas e familiares com os ritmos do Norte, como o marabaixo e o batuque (do Amapá) e o carimbó chamegado e o lundu (do Pará) – em releituras com arranjos contemporâneos e universais -, o zouk love (da fronteira com a Guiana Francesa) e outras canções com influência latina dialogando com a moderna MPB. Produzido por João Ferreira (Natiruts) e pela própria Emília Monteiro, com mixagem de Rodrigo Campello (Roberta Sá, Caetano Veloso, etc), o disco conta com as participações do percussionista Nena Silva (um dos maiores representantes da sonoridade do Amapá, remanescente do Quilombo do Curiaú), de Aldo Sena (mestre da guitarrada) e de Dona Onete (rainha do Carimbó do Pará e sua madrinha musical). No repertório, canções inéditas de Zeca Baleiro, Simone Guimarães, Dona Onete, Ellen Oléria, Rafael Altério e Nanon. A arte e a concepção gráfica são do artista amapaense Ralfe Braga.

“Cheia de Graça” foi selecionado para o Prêmio da Música Brasileira 2014, foi indicado pelo blog Eu Ovo como o segundo melhor disco de 2013 e já foi apresentado em Belém, Macapá e São Paulo, além de Brasília. Emília Monteiro, por sua vez, foi considerada pela curadoria do Festival Cena Contemporânea 2015 como “a representação máxima em Brasília dos sons do Norte”. Em 2015, aliás, a cantora participou de festivais expressivos como o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros (julho), o próprio Festival Cena Contemporânea (agosto), Primeira Virada do Cerrado (setembro) e o Festival Ágora da Música Brasileira (setembro).

Serviço: Projeto Alvorada das Artes -Show Emília Monteiro
Dia: 16 de outubro (sexta) às 21 horas
Local: Teatro Brasília (Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, SHTN Trecho 1, Conj. 1B, Bloco C, vizinho ao Palácio da Alvorada)
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada) que podem ser adquiridos na bilheteria do teatro (de terça a quinta-feira, das 13 às 19 horas, e na sexta e sábado, das 13 às 21 horas
Classificação indicativa: Livre
Informações: (61) 3424-7121.