Espetáculo “O Queijo” estreia temporada em Brasília.

setembro e outubro.

Espetáculo O Queijo na Caixa Cultural Brasília
Espetáculo “O Queijo” Foto: André Santangelo

Quatro mulheres ante uma mesa de chá. Outra morta no banheiro. E um segredo e uma obsessão delas: o queijo. A busca pelo laticínio dá, ao texto, quase um caráter policial. No palco estão Dina Brandão, Nadja Dulci, Paula Passos, Vanderlei Costa e Wol Nunes que dão vida respectivamente a Sarah, Gabriela, Barbra, Debra e Elizabeth.

“O Queijo” é a estreia do Grupo Residência Teatro e Audiovisual em Brasília. Criado em 2001 na histórica cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, hoje é composto pelos artistas Julliano Mendes e Nadja Dulci, parceiros há 10 anos. Julliano Mendes é ator, diretor e dramaturgo. Mestre em Estudos da Linguagem pelo departamento de Letras da UFOP escreveu e dirigiu dentre outros, os espetáculos “O quadraturim”, “Rato do subsolo ou o ódio impotente” e “Amores e dores no país das flores”. Nadja Dulci é atriz, apresentadora, performer e vive em Brasília desde 2014. Atuou no premiado filme “Crônicas de uma cidade inventada”, de Luísa Caetano, dentre outros; é criadora da performance, “Nós, Marílias” com a qual circulou o país e desde 2015 produz e apresenta o programa de entrevistas com mulheres “Megafônica”, no ar semanalmente pela Rádio Cultura de Brasília.

“O Queijo” começou a ser escrito por Mendes em 2003 e recebeu acréscimos, revisões e cortes até 2014, ano em que foi publicado pela editora paulista Giostri, integrando a coleção Dramaturgia Brasileira. Para a dramaturga mineira Grace Passô, o texto é uma sinfonia plena de construções espirituosas. Para ela é louvável como o autor usa a violência como elemento de catarse de seus personagens, tendo, como maior desafio, a negação de seus sentimentos.

Trata-se de mais uma oportuna chance de falar sobre o crescente protagonismo das mulheres na sociedade atual e sobre as múltiplas representações do feminino na arte. Isso porque, notadamente, se percebe o desejo da grande maioria de olhar com mais atenção para a diversidade do “existir como mulher no mundo” e celebrar as belezas do feminino e de seus mistérios.
O espetáculo “O Queijo” tem o apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF).

O Queijo
Locais e datas: Espaço Lieta de Ló (Planaltina) nos dias 15 e 16, 22 e 23 de setembro
Teatro Goldoni (208/209 Sul) com apresentações nos dias 28, 29, 30 de setembro, 5*, 6, 7, 12, 13 e 14 de outubro.
*Sessão com intérprete de Libras
Sempre às 20 horas
Entrada franca