Funkieira, Grupo Bom Gosto e Bloco da Preta homenageiam Luiz Gonzaga.

Preta Gil por Fernando Torquatto. Divulgação.

O centenário do nascimento de Luiz Gonzaga está na pauta do projeto Eu Faço Cultura, que acontece nos dias 7 e 8 de dezembro (oficinas) e no dia 9 (domingo), a partir de 16 horas, com os shows da banda instrumental Funkieira, do cantor Serjão Loroza, Grupo Bom Gosto e Bloco da Preta. Na abertura do show, a apresentação dos dez alunos escolhidos da oficina de música junto à banda Funkieira.

Banda Funkieira. Divulgação.

A Funkieira surgiu da cabeça de um produtor cultural. O nome vem da junção de dois ritmos que marcam um pouco do trabalho da banda: o funk e a gafieria, marcados por um maravilhoso trio de metais. No repertório, músicas nacionais e internacionais já consagradas com uma pequena pitada de suingue e ousadia nos arranjos. De Gilberto Gil a Tim Maia, a banda passeia por diversos ritmos sempre deixando a sua marca. “A ideia é fazer o público dançar”, comenta o percussionista do grupo Léo Barbosa. E pelo jeito vai ser difícil ficar parado.

Serjão Loroza. Divulgação.

Após a Funkieira, a apresentação ficará por conta do cantor Serjão Loroza que sobe no palco às 18h30 com o show “Rio Negro”. O nome é uma brincadeira com o “Black Rio”, o movimento musical que aconteceu na cidade nos anos 70. No repertório estão clássicos como “A Hora da União” (Lady Zu e Totó Mugabe) e “Podes crer, Amizade” (Toni Tornado e Majó), “Quero ser teu funk “(Gilberto Gil), “Feito para Dançar” (Tim Maia) e “Goodbye”  (Gerson King Combo). Misturou também músicas de seu primeiro disco – “Música Brasileira de Pista” – e inéditas, criadas especialmente para este show. “Não quero ser saudosista, quero é ser propositivo”, diz Serjão. “Beber na minha fonte de referências, mas em busca da minha sonoridade. Como seriam essas canções se fossem compostas hoje em dia?”, diz Sérjão. A direção musical é de Bruno Migliari. Na banda estão Fernando Vidal (guitarra), Bruno Migliari (baixo), Mac Willian (bateria), Thiaguinho Silva (percussão), Fabra (Teclado),  Jhonson Almeida, Diogo Gomes e Rodrigo Revelles (Metais).

Às 20h30, quem sobe ao palco é o Grupo Bom Gosto com o show do CD e DVD “Deixa Eu Cantar Meu Samba”. O grupo é formado por Fábio Beça (Pandeiro e vocal), Thiago (Banjo e vocal), Neguinho (Percussão e voz), Macaé (Tantã e voz), Mug (Cavaquinho e voz) e Flávio Régis (Surdo e voz).

E tudo isso vem embalado no calor da apresentação. “Nosso jeito de tocar tem tudo a ver com show. É como se fosse futebol – combina com a pressão, com estádio cheio”, reforça Flávio Régis. O pout-pourri de “Aqui pra Você/Camará”, exclusivos do DVD, engrossam o caldo e endossam as palavras do músico.

O grupo brinca com versões de outros artistas e reescreve hinos pop como “Pais e Filhos” (Legião Urbana), “Joga Fora” (Sullivan e Massadas), “Fio Maravilha” (Jorge Ben) e “Nós Vamos Invadir sua Praia” (Ultraje a Rigor), todas no registro em DVD. Além disso, o show também ganha clima de roda de samba com outro pout-pourri, “Partido Alto/Nos Pagodes da Vida/Homem das Ruas/A Vizinha (Pega Ela Peru)”. E tem ainda Mug cantando “Patricinha de Olho Azul”, que tem arranjo diferenciado, rap misturado ao samba e justamente por isso foi escolhida. Para terminar, tem ainda climão de pagode com “A Casa Caiu” e de charm com “Contando Formiga”.

Para finalizar, a cantora Preta Gil leva o Bloco da Preta para o palco. Acompanhada de sua banda, formada por Fabio Lessa (baixo), Rannieri Oliveira (teclados), André Fernandes (bateria) e Ricardo Marins (guitarra), além de mais 13 ritmistas sob o comando de Mestre Pablo, o grupo apresenta clássicos da MPB, axé music, funk, sertanejo, entre outros gêneros, em ritmo de samba, que agitarão a galera.

Para o show é importante a doação de 1 kg de alimento não perecível. Em 2011, o projeto destinou 2,5 toneladas de alimentos a 27 instituições de caridade, arrecadados nos eventos. Os alimentos serão destinados à ONG e Centros Comunitários que receberão as oficinas nas cidades. No caso de Governador Valadares, será a ONG Ilusão Esporte Clube.

Oficina de percussão gratuita

Para a população de Brasília será oferecida, gratuitamente, oficina de percussão, na APCEF, nos dias 7 de dezembro, das 18h às 22h e 8, das 14h às 18h. As oficinas serão ministradas por Léo Barbosa, professor e percussionista das bandas instrumentais Funkieira e Marambaia. Leo participa do projeto desde o começo e tem orgulho do que já conquistou. “A oficina ensina percussão e desperta o interesse pelos instrumentos de pessoas que nunca teriam essa oportunidade”, acrescenta. A oficina vai abordar, nos dois dias, ritmos como galope, afoxé e frevo. Para a oficina, são oferecidas 40 vagas.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.eufacocultura.com.br.

Oficinas nas escolas e tributo aos 100 anos de Luiz Gonzaga

Uma grande novidade do projeto este ano é a realização do Eu Faço Cultura na Escola em todas as cidades. A proposta é diversificar e inovar as semanas culturais do EFC apresentando aos estudantes mais carentes a diversidade cultural e a musical brasileira de forma lúdica com dinâmicas e brincadeiras interativas.

Aos alunos da Escola Classe 403 Norte, também serão oferecidas as oficinas de percussão ministradas por Leo Barbosa no dia 07 de dezembro, a partir das 10h30. Este ano, as aulas vão homenagear o cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga, um dos mais importantes nomes da Música Popular Brasileira e que completaria 100 anos, ensinando um pouco da história deste talentoso nordestino que encantou o Brasil com sua sanfona prateada e suas famosas composições como Asa Branca e Triste Partida.

Após as aulas, 10 alunos farão uma apresentação no show da banda Marambaia, composta por Marcus Moraes, Marcelo Lima, Alexandre Macarrão, Léo Barbosa e Célio Maciel.

Serviço: Eu Faço Cultura

Oficina De Percussão

Data: 7 e 8 de dezembro de 2012

Horário: A partir das 10h30
Local: APCEF – Setor de Clubes Norte, trecho 03, conjunto 03, lotes 2A/2B

EFC nas Escolas:

Data: 7 de dezembro de 2012
Horário: A partir das 10h30
Local: Escola Classe 403 Norte – SQN 403 – Asa Norte

Inscrições: Gratuitas pelo site www.eufacocultura.com.br

Shows com Serjão Loroza, Grupo Bom Gosto, Bloco da Preta e da banda Funkieira

Quando: 9 de dezembro de 2012, abertura dos portões às 16h
Onde: Orla Clube de Engenharia (ao lado da ponte Costa e Silva)

Horários:

Abertura da casa: 16h
Show Banda Funkieira: 17h

Show Serjão Loroza: 18h30
Show Grupo Bom Gosto: 20h30
Show Bloco da Preta: 22h30

Preços:
Pista (meia): R$ 40 feminino / Pista (meia): R$ 60 masculino

Obs.: É importante levar 1 kg de alimento não perecível

Postos de Venda: Lojas Mormaii e Frederic Chopin

Produção: Produtor Local: R2 Produções e Carlos Constantino Produções
Classificação: 16 anos
Outras informações: (61) 3551-6069