Eumir Deodato e Trio em apresentação imperdível na Sala Villa-Lobos.

Eumir Deodato. Foto: hansspeekenbrink.nl. Divulgação.

Eumir Deodato e Trio abrilhantam a programação do FestiArte com apresentação única neste sábado (28 de janeiro) às 20 horas na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional em uma celebração dos principais sucessos da carreira do artista que está sendo redescoberto pelo público jovem.

Eumir começou tocando acordeom e piano no Rio de Janeiro, onde nasceu e teve aulas no Conservatório. No fim dos anos 50 se aproximou de músicos do núcleo da bossa nova, mas firmou-se mesmo como arranjador, trabalhando em discos de Marcos Valle, Wilson Simonal e no álbum “Inútil Paisagem”, com músicas de Tom Jobim. Mudou-se para os Estados Unidos em 1967 e lá se consagrou. Fez arranjos para famosos músicos norte-americanos, como Frank Sinatra, assim como para Roberta, Kool and the Gang, e para a cantora islandesa Björk. Gravou em 1972 o clássico disco “Donato/Deodato”, com João Donato.

Seu projeto de maior sucesso aconteceu em 1972, quando fez os arranjos de “Assim Falou Zaratustra”, música de Richard Strauss que virou tema do filme “2001 – Uma Odisséia no Espaço”, de Stanley Kubrick. Deodato trabalhou em diversas trilhas sonoras hollywoodianas. No total, participou como compositor, arranjador, produtor ou instrumentista de cerca de 500 discos e ganhou mais de 15 discos de platina. Para o show de Brasília, Eumir Deodato traz um repertório que contempla Baden Powell e Vinicius de Moraes, George Gershwin e Richard Strauss.

A abertura do show fica a cargo do Grupo Sai da Frente, que reúne composições próprias e elabora arranjos refinados.

Serviço: Eumir Deodato e Trio + Grupo Sai da Frente

Data: 28 de janeiro de 2012 (sábado) às 20 horas

Local: Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional

A retirada de ingressos acontece às 14 horas do mesmo dia do espetáculo, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional. A entrada é franca.