Companhia Carroça de Mamulengos em espetáculo e oficina.

Felinda4 CreditoFoto Mauro Kury
Fotos: Mauro Kury. Divulgação.

A Companhia Carroça de Mamulengos apresenta o espetáculo “Felinda”, de 24 a 26 de janeiro, na Caixa Cultural. A trupe familiar surgiu em Brasília nos anos 1970 e e já viajou o mundo para divulgar o teatro de mamulengos. O espetáculo estreou em 2010 e aborda o circo através de uma charanga de palhaços, duas duplas de gêmeos, uma bailarina tímida, bonecos reais e seres imaginários que rondam o picadeiro de sua memória.

A direção da peça é dividida entre Alessandra Vannucci e a Companhia Carroça de Mamulengos, que também assinam o roteiro com Rosyane Trotta. No palco Schirley França, Maria Gomide, Francisco Gomide, João Gomide, Pedro Gomide, Matheus Gomide, Isabel Gomide, Luzia Gomide, todos membros da mesma família. A direção musical é de Beto Lemos, figurinos de Zaza Isaias, e Carlos Gomide é o responsável pelos bonecos e máscaras.

A trama traz uma moça, nem feia e nem linda, sonhou em fugir com um circo que se apresentou em sua cidade. Fez suas malas, mas, quando foi procurá-lo, o circo já havia baixado a lona e partido. Vendo-se sozinha, desatinou: esqueceu seu nome e de onde vinha. Só não esqueceu o circo e, a vida toda, continuou esperando por seu sonho. E para fazer este sonho se tornar realidade, A preços populares, a peça é a ocasião para o público rever a trupe familiar que ‘nasceu’ em Brasília nos idos dos anos 1970 e ganhou o mundo explorando uma das mais tradicionais expressões cênicas brasileiras, o teatro de mamulengos.

Felinda1 CreditoFoto Mauro Kury

“Retornar à Capital Federal é sempre algo de grande expectativa para nós, pois é uma cidade onde encontramos muitos amigos que acompanham nosso trabalho desde os tempos de origem” conta Maria Gomide, uma das filhas e representante da Companhia Carroça de Mamulengos, que retorna à cidade após um hiato de três anos. “Essa montagem é um reflexo lúdico da nossa trajetória que, em 2014, completa 38 anos”, ressalta. “Em cena estamos todos juntos, três gerações da nossa família, que se esforça em colorir corações não somente nos teatros, mas nas ruas e praças de diversas cidades do Brasil afora”, complementa.

No domingo (dia 26), às 16 horas, será ministrada uma oficina de confecção de brinquedos artesanais, utilizando elementos naturais e reclicados. Os interessados podem se inscrever atravez do site da companhia (www.carrocademamulengos.com.br), ou pelo Facebook (www.facebook.com/CarrocaDeMamulengos). A confirmação de inscrição será enviada diretamente à interessado via e-mail ou pelo próprio perfil do Facebook. O mini curso terá duração de 2h. Os brinquedos são diversos e entre eles estão: Rói-rói, Corrupio, Mané Gostoso, Galinha, Traca-traca, entre outros.

Felinda3 CreditoFoto Mauro Kury bx
Serviço: Felinda – Companhia Carroça de Mamulengos
Dias: 24, 25 e 26 de janeiro
Horário das Apresentações:
Sexta e Sábado: 20 horas / Domingo: 19 horas
Local: Caixa Cultural (SBS – Quadra 4 – Lotes 3/4)
Valor: R$ 10,00 Inteira – R$ 5,00 Meia-Entrada
Classificação Indicativa: 12 anos (crianças menores de 12 anos, acompanhadas dos responsáveis, podem assistir ao espetáculo).
Informações: (61) 3206-9448