Festa da Abrição movimenta o sábado com Orquestra Alada Trovão da Mata, Grupo Seu Estrelo, Alessandra Leão e Mestre Sapopemba

30 de abril (sábado) a partir de 19 horas.

Alessandra Leão. Foto: Bia Varella.

Após um longo hiato imposto pela pandemia, começamos a respirar cultura novamente com a retomada dos eventos em Brasília. No próximo sábado (30 de abril), a partir das 19 horas, é a vez da Festa da Abrição, celebração que abre os trabalhos do terreiro de Seu Estrelo no Centro Tradicional de Invenção Cultural (CTIC) com acesso livre.

O público vai comemorar o tão aguardado retorno das atividades na 813 Sul com uma mistura genuinamente cerratense de batuques, sotaques, personagens míticos e brincadeiras que encantam os corações candangos.

Foto: Thaís Mallon.

A celebração é uma homenagem à Sereia Laiá, uma das sagradas figuras do Mito do Calango Voador, história escrita por Tico Magalhães, que narra o surgimento do mundo, do cerrado, de Brasília e que fundamenta toda a manifestação cultural de Seu Estrelo desde seu surgimento, em 2004.

Celebrada no mesmo mês do aniversário de Brasília, a Festa de Abrição é também um lembrete da ligação entre a cidade e o Cerrado. “Laiá simboliza toda a água doce que atravessa e alimenta Brasília, desde o seu lago artificial, passando pela riqueza da água dos seus lençóis freáticos, até as inúmeras cachoeiras que permeiam a cidade e o seu Cerrado. A celebração da Mitologia do Calango Voador, através dos tradicionais festejos do Fuá de Seu Estrelo, se conecta tanto com a jovem história de Brasília quanto com a antiguidade do Cerrado. É na Festa de Abrição que, com a força das águas da Sereia Laiá, se lava o terreiro e se prepara o espaço para dar início às atividades do ano: oficinas, projetos, rodas, apresentações e festas”, explica Tico, capitão do Grupo.

Foto: Thiago Soares de Araújo.

O evento, que conta com o apoio do Instituto Rosa dos Ventos, é uma realização da Tupac Produção Cultural.  “O CTIC é um importante espaço de fomento da Cultura Popular em Brasília. A manutenção de espaços como este é uma das políticas públicas mais importantes no que tange o apoio contínuo, fortalecimento das ações culturais locais e reconhecimento dos patrimônios imateriais de nossa cidade”, ressalta o sócio proprietário da produtora, Alexandre Rangel.

Como não poderia ser diferente, a festa conta com a apresentação da Orquestra Alada Trovão da Mata, grupo formado por mais de 40 brincantes que também celebra a mitologia do Calango Voador por meio de seus cortejos. Além dela, a tradicional sambada do Grupo Seu Estrelo apresenta, pela primeira vez presencialmente, o seu mais novo álbum “Exu Monumental”, lançado virtualmente em 2020, ainda em meio a pandemia. E como de costume, participações especiais fazem parte do festejo. Este ano quem abrilhanta a Festa de Abrição é a cantora pernambucana Alessandra Leão e o percussionista alagoano Mestre Sapopemba.

Foto: Pedro Rocha.

Festa de Abrição do Grupo Seu Estrelo
30 de abril (sábado) a partir das 19 horas
Centro Tradicional de Invenção Cultural (813 sul)
Acesso livre
Informações: @centrodeinvencao e @seuestrelo