Festival de Ceviches El Paso Latino.

CEVICHE AMAZÔNICO _FOTO TELMO XIMENES
O chef peruano David Lechtig apronta mais um de seus disputados festivais. O Festival de Ceviches do El Paso Latino – Copa América chega ao El Paso Latino de 16 de junho a 5 de julho, para almoço e jantar. O ceviche vai ganhar releituras em versões que são servidas em vários países latino-americanos, para homenagear os participantes da Copa América.

O Festival será uma oportunidade aos que querem experimentar iguarias típicas na forma como são consumidos em países como Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Venezuela, Brasil e Perú. Além do Ceviche de Pirarucu com flor de jambu – criação do chef e o representante do Brasil neste Festival – serão servidas mais sete versões, em duos (R$ 49,80), à escolha do cliente, durante os almoços e jantares. Os duos serão acompanhados de Pelotita de Yuca, um bolinho de mandioca recheado com queijo e coberto com salsa Huancaína, à base de Aji Amarillo (pimenta amarela peruana).

Para abrir o apetite e brindar cada gol, o cliente do festival ainda receberá um shot de Pisco Sour , drink peruano feito com aguardente de uva.“Tenho duas paixões, a gastronomia e o futebol. Aproveitei a Copa América para reuni-las e ainda difundir a cozinha e a cultura da América Latina”, explica o chef Lechtig.O mais popular dos pratos peruanos tem várias versões históricas sobre sua origem. É sabido que a iguaria já era consumida há mais de mil anos atrás, quando uma civilização pré-Inca, Chímu, começou a tratar o peixe com água salgada do mar, tumbo (fruta típica do norte do Perú) e ají amarillo. Chamavam essa mistura primitiva de Siwichi. Dizem que, com a chegada das escravas mouras, junto com os espanhóis, veio também um prato árabe chamado “Sei- vech”, que tem características parecidas ao nosso escabeche, a fusão dos dois pratos criou o ceviche atual.

O ceviche consiste em pequenos pedaços de filé de peixe ou frutos do mar curtidos no suco de limão, temperados com cebola roxa, ajís (pimentas) amarillo (mais suave) ou rojo (forte).Não bastasse a combinação primorosa de sabores, cores e texturas, o ceviche ainda tem motivos de sobra para virar tendência. Ele significa o retorno à simplicidade da cozinha. Celebra o frescor dos ingredientes. E combina alto teor de proteína com o mínimo de gordura. Conceitos bastante valorizados atualmente.

Menu:

Ceviche Boliviano de Pejerrey
Manjubinha marinada em limão, aipo, coentro, cebola roxa e pimenta seca. Acompanha discos de milho cozido.
Ceviche da Amazônia Brasileira
Pirarucu marinado em limão, azeite de pimenta e jambu. Acompanha patacones (banana crocante).
Ceviche de Salmão Chileno
Salmão marinado em limão, cebola roxa, pimentões verdes e vermelhos, pimenta dedo-de-moça. Acompanhamote(milho andino).
Ceviche Colômbia
Camarão e robalo marinados em laranja, limão, leite de coco e aji amarillo. Acompanha patacones (banana crocante).
Ceviche Equatoriano de Mariscos
Robalo, lula, polvo e camarões marinados em limão e molho com tomate e cebola roxa. Acompanha pipoca.
Ceviche Mexicano de pescado
Robalo marinado em limão com cebola roxa, tomate, abacate, coentro e jalapeños (pimenta mexicana). Acompanha totopos(tortilhas crocantes de milho).
Ceviche Peruano de Robalo
O original! Robalo marinado em limão e gengibre com cebola roxa, coentro e aji limo (pimenta peruana).Acompanha chips de batata doce.
Ceviche Venezuela
Camarões marinados em limão com cebola, pimenta dedo-de-moça, salsinha e manga. Acompanha mote(milho andino).

Salmão chileno.
Salmão chileno.

Serviço: Festival de Ceviches do El Paso Latino – Copa América
Local: El Paso Latino (404 Sul)
Data: De 16 de junho a 5 de julho
Funcionamento: De terça a domingo
Horário: 12 às 15 horas / 18:00 às 23:30
Reservas: (61) 3323-4618
Aceita todos os cartões
R$ 49,80 (Duo de Ceviches + 1 shot de pisco sour + 1 pelotita de yuca)

Fotos: Ceviche Equatoriano de Mariscos e Ceviche da Amazônia Brasileira. Por Telmo Ximenes.