O IV Vinum Brasilis reafirmou o poder do mercado de vinhos brasileiros.

Foto: Vinum Brasilis. Divulgação.

Renato Acha

A quarta edição da Vinum Brasilis lotou o Centro de Convenções Ulysses Guimarães nos dias 17 e 18 de agosto. Foram mais duas mil pessoas que tiveram a oportunidade de degustar lançamentos e rótulos consagrados de trinta vinícolas nacionais em um verdadeiro retrato do crescente poder e visibilidade que o vinho brasileiro tem obtido nos últimos anos.

O público brasiliense é conhecido por ser exigente e se mostrou satisfeito com o proveitoso passeio por mais de trinta vinícolas, reunidas no mesmo local sob organização de Petrus Elesbão. Um total de 254 vinhos, a grande maioria tintos (111), seguido por espumantes (92), brancos (39), rosés (8) e de sobremesa (4). Trata-se de um recorde em relação às edições passadas, o que configura um crescimento de mais de 50% em relação a 2010.

Jornalistas, empresários, formadores de opinião e profissionais do setor saíram do local com uma excelente impressão e expectativa para a realização da próxima edição.

O hit deste ano foram o Tannat e o Cabernet Sauvignon da Antônio Dias, considerado um dos melhores, tanto pelo público, quanto por experts, como o sommelier Manoel Beato, responsável pelos vinhos do Grupo Fasano e autor do Guia de Vinhos Larousse, cuja terceira edição foi lançada, autografada e teve todos os exemplares vendidos na feira. Manoel Beato declarou em seu Twitter: “Entre os vinhos brasileiros da feira de Brasília, Antônio Dias é o novo nome, tem um Tannat e um Cabernet Sauvignon que surpreendem!”

O Vinum Brasilis surgiu a partir uma iniciativa do enófilo Petrus Elesbão, que há oito anos realiza eventos de vinho em Brasília. A edição de 2011 demonstrou maturidade e o potencial de um mercado crescente, mesmo diante de uma taxa de imposto que gira em torno de 50%, aplicada aos vinhos brasileiros, em detrimento dos vinhos chilenos e argentinos, cuja taxa de imposto é de cerca de 25%.

“Temos o mesmo objetivo de desenvolver o mercado enogastronômico brasileiro, por isso essa parceria deu certo e com muitos resultados positivos” – celebra Petrus, que contou com a parceria entre a Abrasel nacional (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) que apoiaram a realização do Vinum Brasilis.

Foto: Vinum Brasilis. Divulgação.

A feira também abriu espaço para a degustação de mais de dez tipos de queijos apresentados pela Beirigo Alimentos, além de uma seleção de frios, pães e patês servidos pelo Pão de Açúcar nas mesas de antepastos do evento. No espaço da Paganini os visitantes ainda puderam conhecer massas, azeites, molhos e produtos da marca. A Casa de Madeira apresentou doze tipos de geléias para degustação, além de seu tradicional suco de uva natural. No estande da Nadir, a vitrine se encheu de copos e taças da linha Gastronomia.

A água mineral Cambuquira foi lançada ao lado da já consagrada Caxambú. A Voetur trouxe opções de viagens, especialmente para o sul do Brasil. A The Wine School, com a presença de seu diretor Eugênio Echeverria, também participou do Vinum Brasilis mostrando aos presentes suas opções de cursos ministrados no Brasil. No espaço do site Decantando a Vida, especializado em vinhos, ainda foram apresentados seis rótulos brasileiros orgânicos selecionados pelos enófilos Antônio Coelho e Eugênio Oliveira.

A próxima edição do Vinum Brasilis vai reafirmar o sucesso deste ano e está marcada para agosto de 2012. “Com certeza 2012 será ainda melhor” – convida Petrus Elesbão.

O Vinum Brasilis 2011 contou com os seguintes apoiadores:

Abrasel

ABS-DF

Amicus Vinum

Amigas do Vinho

Avenida Paulista

Babel

Beirigo Distribuidora

Boa Nata

Bom Destino

SBAV-DF

Site Decantando a Vida

Claudethe Lira

Gastrô Comunicação

IBRAVIN

Pão-de-Açúcar

Sant´Ângelo

Trattoria da Rosario

As vinícolas participantes do IV Vinum Brasilis:

1. Adolfo Lona

2. Antônio Dias

3. Aurora

4. Basso Vinhos e Espumantes

5. Boscato

6. Casa Valduga

7. Cavalleri

8. Cave Geisse

9. Cordilheira de Santana

10. Dal Pizzol

11. Domno Brasil

12. Don Bonifácio

13. Don Giovanni

14. Don Guerino

15. Don Laurindo

16. Gran Legado

17. Irmãos Molon

18. Lídio Carraro

19. Luiz Argenta

20. Maximo Boschi

21. Miolo Wine Group

22. Vinhos Orgânicos

23. Pericó

24. Pizzato

25. Vini Brasil

26. Salton

27. Sanjo

28. Santa Augusta

29. Suzin

30. Vallontano

31. Villaggio Grando