Marcelinho Moreira se apresenta no projeto Samba de Bamba.

1 de maio.

Foto: Daniel Marenco.
Foto: Daniel Marenco.

Marcelinho Moreira é a terceira atração do Samba de Bamba na terça (31 de maio), às 20 horas, no Teatro da Caixa Cultural. Afilhado musical de Martinho da Vila e herdeiro da tradição do samba carioca, o percussionista, compositor e cantor já esteve muitas vezes na cidade acompanhando sambistas como Martinho da Vila (seu padrinho musical), Beth Carvalho, Arlindo Cruz, entre outros bambas.

Seu trabalho solo tem como principal influência o que acontece do bom e do melhor no Rio de Janeiro. Acompanhado por um quinteto musical, vai apresentar alguns sambas consagrados ao lado de músicas de seus dois trabalhos: Marcelinho Pão e Vinho (2006) – quando ensaiava os primeiros passos como compositor – e o CD mais recente, Fé no batuque, com um forte repertório autoral, sozinho ou com parceiros diversos.

Filho de sambista (seu pai foi autor do samba enredo clássico “Festa do Círio de Nazaré”), percussionista que mesmo jovem já é considerado um mestre, Marcelinho explica que na escolha do repertório, nas letras, nas parcerias, tudo leva a essa ideia de síntese do que é fazer samba hoje no Rio de Janeiro. “O trabalho que vou apresentar em Brasília conta um pouco da história da percussão e da influência que a minha geração teve dos pioneiros. Procuro ser fiel à minha escola, a do partido alto carioca, reinventado por Martinho da Vila e continuado pela geração Cacique de Ramos”, resume o sambista que é herdeiro dos grandes baluartes, mas tem a sensibilidade no presente e o olho no futuro do gênero.

Serviço: Samba de Bamba – show com o sambista Marcelinho Moreira
Data: 1 de maio (terça) às 20 horas
Local: Teatro da CAIXA (SBS Quadra 4 Lotes 3 e 4 – Edifício anexo à matriz da Caixa)
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada).
Duração: 1h30
Classificação indicativa: 12 anos
Lotação: 406 lugares