Festival Mulher em Cena tem espetáculos, oficinas e rodas de conversa online

De 22 a 31 de outubro.

“Medéia Negra”. Foto: Ricardo Boni.

O Mulher em Cena ganha edição online de 22 a 31 de outubro, com 16 produções teatrais, com cinco espetáculos cênicos de curta duração, e promove seis turmas de quatro oficinas com temáticas distintas, entre 14 de setembro e 24 de outubro. Mediadas por Najara Leite, indígena, feminista, socióloga em formação, coordenadora da Organização de Cultura e Comunicação Alternativa, a programação realiza oito rodas de conversa, de 18 a 28 de outubro. Seis delas contam com a participação de protagonistas dos espetáculos apresentados no Festival, uma com militantes de movimentos sociais e outra com professora de práticas contemplativas.

“A Paixão Segundo Adélia Prado”. Foto: Andrea Rocha

Programação dos espetáculos:

CONTOS DO INTERIOR

Interativo, o espetáculo é uma roda de dois contos narrados pela Véia, “a mais véia das véias!”. O conto “O menino criador” nos apresenta, de um jeito lúdico e debochado, a criatividade como possibilidade de transformação, enquanto a “A Moça Redonda” fala da mulher e do seu corpo como um caldeirão de vida e morte, num ciclo eterno de criação e destruição. “Contos do interior” é um espetáculo brincante criado especialmente para a criança que vive dentro do adulto. Ficha técnica: Texto, concepção, cenário, figurinos e interpretação: Anasha Gelli.

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos.

Dia e horário: 22 de outubro, às 20h

MULHERES QUE NASCEM COM OS FILHOS

Idealizada e protagonizada por Samara Felippo e Carolinie Figueiredo, e dirigido por Rita Elmôr, “Mulheres que Nascem com os Filhos” surgiu do desejo das atrizes de investigarem seus processos de transformação após os filhos. Cômica e dramática como a própria vida de mãe, a peça acompanha a trajetória do renascimento da mulher após a maternidade.

Abordando a gravidez, puerpério, criação, aceitação do corpo pós-filhos e o encontro de sua nova identidade como mulher, o trabalho busca desconstruir e convidar as mulheres a pensarem na maternidade fora dos rótulos.

O texto conta também com depoimentos em vídeo de outras mulheres. Essa imersão resultou na redação final do texto, e sobretudo, num processo de cura para essas três mulheres que, através deste trabalho, puderam revisitar suas relações com a maternidade e a ancestralidade. Mães jovens, maduras, solteiras, casadas, dependentes e independentes. Mães que enxergam ou que se omitem.

A peça aborda de um jeito sensível, bem-humorado e sarcástico o cotidiano e os dilemas do universo da maternidade.

Ficha técnica: Texto e atuação: Samara Felippo e Carolinie Figueiredo; Direção, redação final, cenografia e trilha sonora: Rita Elmôr; Figurino: Mel Akerman e Mônica Xavier; Iluminação: Paulo Cesar Medeiros; Direção de produção: Caio Bucker; e Realização: Bucker Produções Artísticas e Sem Cartilha Produções Artísticas.

Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos

Dia e horário: 22 de outubro, às 20h30

“Depois do Silêncio”. Foto: Diego Bresani.

MADAME FRÔDA IN(QUASE) CONCERT

Madame Frôda a Palhaça, vive uma musicista nacionalmente e internacionalmente desconhecida que fará sua primeira apresentação em público, com um repertório de músicas que ela considera músicas clássicas. Permeando vários estilos musicais com suas flautas, diverte e interage o público com sua irreverência, sua falta de jeito, sua inabilidade musical com os instrumentos e seu desejo de tocar pela primeira vez uma música clássica ao vivo, tudo junto e ao mesmo tempo. Até o final de sua apresentação muitos problemas aparecerão, o que poderá vir a ser sua última aparição em público. Ficha técnica: Idealização, concepção, dramaturgia e atuação: Ana Luiza Bellacosta; e Direção: Denis Camargo

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Dia e horário: 23 de outubro, às 20h

DIVINAS CABEÇAS

Um espetáculo solo disparado por uma questão-desejo feita por uma criança negra, que anseia por uma boneca que se pareça consigo. As respostas cênicas à pergunta-desejo da criança levam à composição de cenas sobre ancestralidade, família, discriminação racial, pele, espiritualidade, diferença. Ficha técnica: Performance e dramaturgia: Andréa Flores; Performance musical: Leoci Medeiros; Encenação e direção cênica: Wlad Lima

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos

Dia e horário: 23 de outubro, às 20h30

ENLUARADA: UMA EPOPEIA SERTANEJA 

O espetáculo é uma experiência artística, gastronômica e sensorial, onde a atriz Caísa Tibúrcio conta uma história de amor e morte ambientada no interior campestre de Minas Gerais, enquanto cozinha e serve uma galinhada. Ainda com muita música tocada e cantada no acordeom, o espetáculo narra uma mistura de histórias inventadas e histórias lembradas a partir de materiais recolhidos em entrevistas com mulheres de sua família e vivências no interior de Minas Gerais. Ficha técnica: Concepção, dramaturgia e atuação: Caísa Tibúrcio; e Direção cênica: Denis Camargo

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos

Dia e horário: 24 de outubro, às 19h

“Kanarô”. Foto: Naya Vital.

KANARÔ

Kanarô é um ritual de sensibilidades que voa sobre a terra num um percurso cênico sinuoso que atravessa o imagético, o sonoro, o literário e o dramatúrgico sensoriais sensíveis dos saberes sentidos e dos diálogos cosmológicos indígenas, não indígenas e entremeios sinestésicos da vida. É o trânsito alado das metamorfoses do ser feminino amazônico e suas buscas políticas por um mundo bom em qualquer lugar, em todo tempo, por qualquer ser. Ficha técnica: Atuação: Dani Mirini; Direção e concepção Musical: João Veras; e Sombras e técnicas de palco: Janaina Lima e Bianca Moreira.

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 16 anos

Dia e horário: 24 de outubro, às 20h

DEPOIS DO SILÊNCIO

No palco, silêncios, gestos e ausências falam mais que palavras no espetáculo “Depois do Silêncio”, narrativa inclusiva emocionante que reúne teatro, dança e libras, com direção de Eliana Carneiro e Rogero Torquato. O espetáculo é baseado em fatos da vida da menina Helen Keller (1880-1968), que perde a sua visão e audição com poucos anos de idade e vive em um mundo totalmente apartado até a chegada da professora Anne Sullivan. Ficha técnica: Direção: Eliana Carneiro e Rogero Torquato; Intérpretes criadoras: Camila Guerra, Naira Carneiro e Renata Rezende; e Coordenação de produção: Alaôr Rosa

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Dia e horário: 29 de outubro, às 20h

A PAIXÃO SEGUNDO ADÉLIA PRADO

Com mais de 30 anos de carreira, a atriz Elisa Lucinda se joga num profundo mergulho poético em “A Paixão Segundo Adélia Prado” e traduz a poeta mineira dentro de um roteiro criado para revelar sua noção do pecado e desnudá-la por obra de sua própria palavra. Estará em cena a mulher beata, católica, mas capitaneada pela canícula de seu desejo, de onde brota sua mulher eroticamente inspirada.

Considerada a maior poeta viva da literatura moderna brasileira, Adélia Prado, com elegância e sofisticada linguagem, traça um tear misterioso sobre o simples cotidiano e nos devolve o conteúdo dos dias enriquecidos pelo seu olhar. E assim nos traduz.

O espetáculo nasceu com o sonho da atriz Elisa Lucinda e da diretora Geovana Pires em encenarem um roteiro com textos da maior poeta brasileira – e viva: Adélia Prado. Com o total consentimento e torcida de Adélia, o projeto deu início no Rio de Janeiro e marcou a reabertura do tradicional espaço cênico Casa de Cultura Laura Alvim, obtendo um grande sucesso de público e de crítica.

Sob a direção de Geovana Pires, é revelada uma Adélia que muitas vezes não se mostra logo à primeira olhada, mas está essencialmente presente na sua poesia de carne e de sangue. Por conta do sacro véu que parece cobrir a marca de sua obra, não se vê seu particular e escancarado erotismo, seu desejo e muito menos sua disponibilidade amorosa, seu romance, seu olhar por debaixo da própria saia e das da sua geração, regida pela imagem da Virgem e o extremo desejo reprimido.

O espetáculo apresenta a música religiosa e regional de Minas Gerais, tanto pelas citações nos poemas quanto pela musicalidade de sua poética. A direção musical e os arranjos são de Carlos Malta, o músico dos sopros conhecido como “o escultor do vento”. Em cena o músico multi-instrumentista André Ramos, com saxofone, flauta transversa, piano e pífano.

Ficha técnica: Texto: Adélia Prado; Adaptação: Elisa Lucinda e Geovana Pires; Direção: Geovana Pires; Elenco: Elisa Lucinda; Músico: André Ramos; Direção Musical: Carlos Malta; e Realização: Bucker Produções Artísticas e Casa Poema Produções.

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos

Dia e horário: 29 de outubro, às 21h

“Enluarada”. Foto: Diego Bresani.

A SAIA DE PANDORA – MENSAGENS, REVELAÇÕES & FALCATRUAS

Divertido e provocativo espetáculo-solo que alia as experiências de brincadeiras populares, teatrais e musicais da artista Mariana Baeta à abordagem mítico-expressiva da diretora Anasha Gelli. Dessa miscelânea de influências, surge A Saia de Pandora, cujos bolsos guardam histórias, músicas, mandingas, mistérios & falcatruas. Ficha técnica: Texto e interpretação: Mariana Baeta; e Direção: Anasha Gelli

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos

Dia e horário: 30 de outubro, às 20h

MEDEIA NEGRA

Listado como um dos espetáculos nacionais mais importantes de 2018 pela revista Bravo, Medeia Negra recria a tragédia grega para os contornos reais da voz, do corpo e do pensamento de uma mulher negra. O espetáculo, dirigido por Tânia Farias, traz a interculturalidade e referências afro-diaspóricas, por meio dos itãs e arquétipos das divindades como Nanã, Iansã, Exu e Omolu. A narrativa expõe as opressões sofridas pela mulher negra em diferentes lugares de fala e tempos históricos, representados por Márcia Limma. Ficha técnica: Concepção e atuação: Márcia Limma; Direção: Tânia Farias; e Dramaturgia: Márcio Marciano, Daniel Arcades, Márcia Limma e Tânia Farias.

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos

Dia e horário: 30 de outubro, às 20h30

LOURENÇA
Mulher de meia idade, poeta presa a pensamentos solitários, vagueia pela cidade emaranhada em frustrações por experiências não vividas. Ficha técnica: Roteiro e atuação: Maysa Carvalho; e Direção de fotografia e edição de vídeo: Isis Aisha

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Dia e período: 31 de outubro, a partir das 19h

“Divinas Cabeças”. Foto: Danielle Cascaes.

CICLOS DA VIDA

A história conta a relação de uma neta e uma avó e os momentos de incerteza frente à impossibilidade de seu encontro. A ausência instala o medo no coração da menina, mas a lembrança das experiências vividas juntas renasce com a memória do que significa a vida e a morte. Assim, a imaginação abre a possibilidade de novas formas de encontro entre as duas, que continuam esperando esse tão ansiado abraço. Ficha técnica: Texto, criação e direção: Soledad Garcia e Thiago Bresani; Atrizes/Sombristas: Soledad Garcia e Nina Bresani; Criação e construção de silhuetas e cenários: Soledad Garcia.

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Dia e período: 31 de outubro, a partir das 19h

AMOR – TÍTULO PROVISÓRIO E INALTERÁVEL

Dentro de uma caixa de memórias, lapsos do espaço-tempo, onde histórias se confundem, se repetem e se renovam, guardando sempre a esperança de um novo recomeço. Uma caixa onde o Amor é o único elemento possível de transformação. Ficha técnica: Criação e manipulação: Mariana Baeta; Trilha sonora: Munha da 7 e Mariana Baeta; Confecção de caixa: Consola Toledo; e Produção e realização: As Caixeiras Cia. de Bonecas www.ascaixeiras.com 

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Dia e período: 31 de outubro, a partir das 19h

AMOR DE CÃO!

Uma senhora, carregada de tristeza e solidão, debilitada fisicamente, está totalmente entregue, ou seja, caminha para a morte. Eis que, na agonia mortal surge um cão. A partir desse encontro, sob os cuidados das patas caninas, a mulher cria forças para se afastar da morte e reabraçar a vida. Ficha técnica: Criação e manipulação: Jirlene Pascoal; Trilha sonora: Munha da 7, Geraldo Toledo e Jirlene Pascoal; Confecção de caixa: Consola Toledo; e Produção e realização: As Caixeiras Cia. de Bonecas

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Dia e período: 31 de outubro, a partir das 19h

“Ciclos da Vida”. Foto: Thiago Bresani.

REVOAR

Uma mulher mergulhada em sons externos e internos não consegue respirar. Ao quebrar o ruído e cair no silêncio de si mesma a transformação pode aflorar. Ficha técnica: Criação e manipulação: Amara Hurtado; Trilha sonora: Munha da 7 e Amara Hurtado; Confecção de caixa: Consola Toledo; e Produção e realização: As Caixeiras Cia. de Bonecas

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Dia e período: 31 de outubro, a partir das 19h

SUPRESA

Marmotta sobrevive em seu universo particular e solitário. Mas hoje é um dia especial.  É hoje! Enfim, o dia que tanto esperara e planejara. É hoje que uma pessoa muito importante será surpreendida por uma grande festa em homenagem à sua existência. Marmotta então se dedica aos preparativos da festa para que tudo seja perfeito. O público é convidado de honra nesta grande festa. O tempo é pouco, o sonho é grande e o resto é ‘surpresa’. Ficha técnica: Direção: Lia Motta; Dramaturgia: Lia Motta; e Produção: Cia. Palhaça Sem Lona.

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 10 anos

Dia e horário: 31 de outubro, às 19h30

Programação das oficinas:

Teatroterapia ministrada por Anasha Gelli e exclusiva para mulheres. A intenção é trabalhar a linguagem teatral numa perspectiva de autoconhecimento e crescimento pessoal. Neste processo, a participante toma para si a aventura de tornar-se a heroína de sua própria jornada de vida. Os exercícios se desenrolam a partir da consciência corporal da apropriação de seu potencial criativo. A oficina estimula a percepção criativa, a linguagem teatral, a desinibição, a autoestima e a socialização, envolvidas em um espaço de afeto e partilha entre mulheres. Anasha é atriz, diretora, arteterapeuta, teatroterapeuta e tem formação em Psicologia Junguiana.

Turma 1: 5 encontros às terças e quartas-feiras, dias 14, 15, 21, 22 e 28/09, das 19h às 22h. Inscrições até 09/09

Turma 2: 5 encontros às quartas e quintas-feiras, dias 13, 14, 20, 21 e 27/10, das 19h às 22h. Inscrições até 07/10

Inscrições acessando o link:  https://forms.gle/qJaWNDFjdK4S4RYz9 e selecionadas receberão confirmação via e-mail informando o link para o acesso às aulas.

Mais informações: (61) 98402-3120 / oficinamulheremcena@gmail.com

Expressiva ministrada por Ana Flávia Garcia e exclusiva para mulheres. A oficina tem por base o fortalecimento e empoderamento da pessoa, favorecendo o aprofundamento das relações de afeto, de sensibilidade, aguçando o aspecto feminino do ser através de um processo criativo. A metodologia utiliza atividades de integração (dinâmicas de grupo), jogos de socialização, jogos teatrais, improvisações, várias técnicas de artes plásticas, dança, literatura e exercícios de consciência corporal. Ana Flávia é artista cênica, jogadora/criadora/criatura em palhaçaria, atuação, direção, encenação, dramaturgia e produção.

Turma: 5 encontros às terças e quintas-feiras, dias 05, 07, 12, 14 e 19/10, das 19h às 21h. Inscrições até 30/09, acessando o link:  forms.gle/5ZMo5ZywdJDR2iK79

Mais informações: (61) 98402-3120 / oficinamulheremcena@gmail.com

Roda de Mulheres ministrada por Jirlene Pascoal e exclusiva para mulheres. Espaço criativo para que mulheres se expressem por meio de atividades artísticas, a partir de temas pertinentes ao universo feminino. Um ambiente de cuidado coletivo na qual as participantes podem olhar para si e para as outras, construindo uma rede de apoio e confiança mútua. Através do corpo, da expressão visual e verbal, a Roda estimula as participantes a recuperarem sua autoestima, criatividade e alegria de viver. Jirlene Pascoal, intérprete-criadora, bonequeira e ministrante de oficinas, atua no campo das artes cênicas desde 1987.

Turma 1: 5 encontros às segundas, quartas e quinta-feira, dias 20, 22, 27, 29 e 30/09, das 9h às 12h.

Turma 2: 5 encontros às segundas, quartas e quinta-feira, dias 20, 22, 27, 29 e 30/09, das 13h às 16h.

Inscrições até 14/09, acessando o link: forms.gle/7zZWGtdpo3uRZzA2A 

Mais informações: (61) 98402-3120 / oficinamulheremcena@gmail.com

Jornada das Masculinidades: para além do Herói ministrada por Rafael Gonçalves e Fernando Pessoa. Os encontros terão como temas geradores: machismo, violência de gênero, patriarcado, paternidade, masculinidade hegemônica, diversidade de gênero, infância e álcool e drogas. A sequência de cinco encontros entre homens (pessoas que se identifiquem como homens, cis ou transgêneros, independentemente de suas afetividades), tem com o objetivo apoiar o movimento feminista na desconstrução do machismo estrutural que causa sofrimentos a todas e todos.Rafael Gonçalves e Fernando Pessoa formam o grupo Masculinites – que pensa: Educação, Comunicação e Cuidado entre homens de forma integrada e participativa, reunindo grupos para o desenvolvimento de inteligências emocionais e afetivas, que auxiliem homens e mulheres nos desafios dos novos tempos.

Turma: 5 encontros aos domingos, dias: 26/09, 03, 10, 17 e 24/10, das 9h30 às 12h30.

Inscrições até 20/09, acessando o link: forms.gle/eEjZd98tiCJ1nE9A8

Mais informações: (61) 98402-3120 / oficinamulheremcena@gmail.com

Programação das Rodas de Conversa, mediadas por Najara Leite:

Protagonismo Feminino nos Movimentos Sociais 

Com Maria José Furtado (Sec. de Mulheres – Sindicato dos Bancários), Elis Regina (Sec. de Mulheres – FETECCN), Samantha Nascimento (Sec. de Combate ao Racismo – CUT/DF), Adriana Fernandes (Sec. de Gênero – MST/DF) e Georgina Fagundes (Instituto Arcana)

Dia e horário: 18 de outubro, às 19h

Processos criativos e maternagem

Com Samara Felippo e Carolinie Figueiredo, protagonistas de “Mulheres Que Nascem com os Filhos”, e Anasha Gelli, do ateliê Umbigo de Eros

Dia e horário: 19 de outubro, às 19h

Narrativas pessoais para a pluralidade da cena

Com Andréa Flores, protagonista de “Divinas Cabeças”, e Ana Luiza Bellacosta, da performance “Madame Frôda In(quase)Concert”

Dia e horário: 20 de outubro, às 19h

Caminhos poéticos e ancestralidade

Com Dani Mirini, protagonista de “Kanarô”, e Caísa Tibúrcio, da montagem “Enluarada: uma Epopeia Sertaneja”

Dia e horário: 21 de outubro, às 19h

Vida contemplativa e engajamento social

Com Márcia Baja, professora de práticas contemplativas que envolvem o corpo e a natureza

Dia e horário: 25 de outubro, às 19 h

Desconstruindo preconceitos na sociedade contemporânea

Com Elisa Lucinda, protagonista de “A Paixão Segundo Adélia Prado”, Camila Guerra, Naira Carneiro e Renata Rezende, atrizes de “Depois do Silêncio”

Dia e horário: 26 de outubro, às 19h

Provocações – Cultura em tempos de pandemia

Com Márcia Limma, de “Medeia Negra”, e Mariana Baeta, da Cia. As Caixeiras

Dia e horário: 27 de outubro, às 19h

Caleidoscópicas – inspirações para a cena

Com Lia Motta, atriz e diretora de “Surpresa”, Amara Hurtado, da Cia. As Caixeiras, Maysa Carvalho, performer de “Lourença”, e Soledad Garcia, da Cia. Lumiato

Dia e horário: 28 de outubro, às 19h