O paisagista Ney Ururahy é homenageado com lançamento de livro no Itamaraty.

Foto: Rui Faquini. Divulgação.

Renato Acha

O livro Ney Ururahy – Paisagismo – Landscape Design será lançado no Jardim de Inverno do Palácio Itamaraty na quarta (3) às 19 horas, para convidados. O paisagista Ney Ururahy trabalhou com Burle Marx na implementação de jardins na capital e foi o primeiro morador do Lago Sul.

A homenagem marca o reconhecimento de um trabalho árduo, com uma linguagem particular que incorporou influências que fundem o projeto paisagístico e a vizinhança em um viés que transita do modernismo à contemporaneidade com extrema leveza.

Ney Ururahy já criou projetos em residências, jardins suspensos, aeroportos, universidades, hotéis, clubes, sítios, fazendas, edifícios residenciais e embaixadas e continua a trabalhar no auge de seus quase 90 anos. Suas obras públicas mais marcantes são os jardins da UnB, do Itamaraty, do anexo da Câmara Federal, da SQS 114, da SQS 308 e das embaixadas da Inglaterra e da Itália.

O pioneiro não exitou diante do convite de desbravar a nova capital. “Eu achava bonito ver o Lago Paranoá nascendo. Via da minha janela o nível da água subindo a cada dia. Era uma época fantástica, todos eram solidários e havia talentos raros reunidos em um único espaço”, ressalta ao se referir à Oscar Niemeyer, Burle Marx, Israel Pinheiro, Athos Bulcão, Juscelino Kubitschek e outros gênios seminais de Brasília.

O “jardineiro chic”, como se autodenomina com muita humildade, ganha uma publicação da Editora ARP, que inclui seus esboços, fotografias de Rui Faquini,  em um tour de force que reuniu o trabalho de Karla Osório e da arquiteta Ana Maria Gontijo. A edição bilíngue (português/inglês) conta com uma tiragem de 2.500 exemplares.

Serviço: Lançamento do livro “Ney Ururahy – Paisagismo – Landscape Design” (para convidados)

Data: 3 de outubro de 2012 (quarta) às 19 horas

Local: Jardim de Inverno do Palácio Itamaraty.