Noites de Luz no CCBB com concertos da Orquestra de Câmara de Brasília sob regência de Cláudio Cohen

22 e 23 de dezembro.

Divulgação.

O CCBB e a Orquestra de Câmara de Brasília sob a regência do Maestro Cláudio Cohen têm o prazer de oferecer um conjunto de concertos, que percorrem o popular e o erudito, o festivo e o reflexivo. 

Toda música é reflexo de uma época. Porém, há músicas que são atemporais. Nos emocionam, nos enternecem e nos remetem as raízes da formação musical e cultural brasileiras.

Em sua segunda edição, o projeto Noites de Luz traz ao público clássicos das 5 regiões brasileiras, em um amplo e diversificado panorama que apresentará a riqueza e a peculiaridade da música produzida em todo o país.

O final do ano é um momento de alegria e confraternização. Nada melhor do que a música para iluminar nossos sonhos de um ano melhor, mais sereno, afetivo e inclusivo. 

Noites de Luz – Brasilidades prepara para o público uma experiência única, onde a luz e a música criam um ambiente de emoção e acolhimento, em apresentações que contam com as participações especiais de bailarina, DJ e percussionistas.

Na cenografia, Noites de Luz prepara iluminação cênica e desenho de luz especialmente concebido para o projeto, em sintonia com os temas e o roteiro musical proposto. O projeto tem concepção artística e regência do Maestro Cláudio Cohen, que, em sua curadoria, priorizou como fio condutor a linguagem clássica, trazendo à luz a temática de obras criadas por intérpretes que permeiam os ritmos e gêneros musicais das raízes musicais brasileiras. 

O repertório inclui clássicos que vão desde os tradicionais temas em celebração ao Natal, passando por clássicos regionalistas e célebres composições, além de um mergulho no imaginário musical do violeiro caipira e do Brasil do interior.

As músicas Vem Morena, de Luiz Gonzaga, e Milonga para As Missões, de Renato Borghetti, serão acompanhadas pela bailarina Thuany Campbell, formada pelo Ballet de Brasília, do Teatro Nacional Claudio Santoro, tendo como mestres e professoras as bailarinas e coreógrafas Gisèle Santoro, mãe e filha. Thuany frequentou o National Theatre de Praga em 2011 e desde 2007 realiza ricas trocas com renomados profissionais de dança de diversos países. 

No Noites de Luz Brasilidades, a interferência cênica de Thuany nas obras musicais de grandes artistas brasileiros traz notas das culturas populares dos extremos do país. Do Nordeste ao Sul, vem demonstrar através de composições de Renato Borghetti e do saudoso Luiz Gonzaga, ora o gingado e alegria, ora a elegância impressa nas coreografias folclóricas de cada região do país.

Já a composição Milonga para As Missões contará com uma versão do DJ Raffa Santoro, com participação especial de Fred Magalhães, do Patubatê, na percussão. Representando a Região Norte do Brasil, A Orquestra de Câmara de Brasília apresenta Pinduca – Sinhá Pureza e Suíte de Danças Concertantes para Violão e Orquestra Carimbó, com arranjos de Raffa Santoro, reconhecido produtor da cena rap brasileira, filho do Maestro Claudio Santoro, ícone da música erudita.

Os concertos terão duração aproximada de 1h15, contemplando um repertório de 16 composições que serão apresentadas ao público em 4 concertos, que acontecerão nos dias 22/12 (quinta) em sessão dupla às 18h e 20h e no dia 23/12 (sexta) às 16h e 18h.  

A entrada é gratuita, mediante retirada prévia de ingressos na bilheteria do CCBB ou no site bb.com.br/cultura a partir das 9h de terça, 20/12. A entrada também é doação de 1 quilo de alimento não-perecível. As doações serão destinadas ao Instituto Barba na Rua, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade.

Além de formar plateia para a música instrumental e realizar campanha para coleta de alimentos, o projeto atua na modalidade slow paper, dedicado 100% sob as prerrogativas de sustentabilidade, realizando a produção e divulgação exclusivamente por meios digitais.

O projeto Noites de Luz tem forte componente humanitário. É solicitada a doação de alimentos não-perecíveis como ingresso para o concerto, que serão distribuídos pelo Instituto Barba na Rua que atua fornecendo alimentação para população em situação de rua / vulnerabilidade social. Os alimentos arrecadados serão preparados e as quentinhas distribuídas no período natalino aos moradores de rua do Distrito Federal. Contamos com o envolvimento do nosso público.

Programa:

O Brasil Clássico Caipira – Maestro Joaquim França

Série de interpretações das mais significativas músicas do cancioneiro caipira de todos os tempos.

Mourão – César Guerra-Peixe

Mourão faz parte das contribuições composicionais de Guerra Peixe ao Movimento Armorial e é considerada o hino do Movimento. A peça foi inspirada no som das rabecas do folclore nordestino, com as quais Guerra-Peixe teve contato nos anos 1950 em viagens ao Nordeste do país. César Guerra-Peixe foi um dos principais compositores brasileiros do século XX. 

A prole do Bebê (Branquinha, Moreninha, Polichinelo) – Heitor Villa-Lobos

A Prole do bebê No 1 foi executada pela primeira vez em 1922 por Arthur Rubenstein, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.  Trata-se de uma coleção de peças de personagens de Heitor Villa-Lobos para piano. Villa-Lobos foi um compositor, regente, violoncelista e violonista brasileiro descrito como “a figura criativa mais significativa da música artística brasileira do século XX”. Tornou-se o compositor sul-americano mais conhecido de todos os tempos.

Chega de Saudade – Tom Jobim 

Também conhecida como ” No More Blues “, é um standard do jazz da bossa nova . Muitas vezes é considerada a primeira música de bossa nova a ser gravada. Assim como ” Garota de Ipanema “, a música “Chega de Saudade” foi composta por Antônio Carlos Jobim , com letra de Vinícius de Moraes. A canção foi gravada pela primeira vez em 1957 pela cantora brasileira Elizete Cardoso. Lançada como single, a música se tornou um sucesso e consolidaria a bossa nova como um gênero permanente no léxico da música latina. 

Água de beber – Tom Jobim 

Outra canção do movimento chamado Bossa nova, composta por Antonio Carlos Jobim, com letra de Vinicius de Moraes. Um dos engenheiros que ajudaram na construção de Brasília, Kléber Farias Pinto, relatou que em 1959, época da construção da nova capital do Brasil, Juscelino Kubitschek, o presidente do país, convidou Tom Jobim e Vinicius de Moraes para passar uma temporada no Catetinho (palácio provisório, feito de madeira) para compor uma sinfonia que deveria ser executada no dia da inauguração de Brasília. Uma certa noite Vinicius e Tom caminhavam perto do Palácio de Madeira quando ouviram o barulho de água atrás do Catetinho e perguntaram ao vigia “mas que barulho de água é esse aqui?”. “Você não sabe não? É aqui que tem água de beber, camará”, respondeu o guarda. Assim conheceram a fonte de água e da inspiração para a primeira música composta em Brasília. 

Chegada dos Candangos – Tom Jobim e Vinícius de Moraes

O movimento de constituição da Bossa Nova parecia refletir a urbanização do país. O novo estilo de compor e cantar, apesar de influenciado pelo samba, retirava o foco da música produzida nos morros, lançando os holofotes do cenário musical para a zona sul carioca. Esse movimento revelou diversos cantores e compositores, como Vinicius de Moraes e Tom Jobim, dupla que, em fevereiro de 1958, foi convidada por Juscelino Kubitschek a compor a “Sinfonia da Alvorada”, mais conhecida como “Sinfonia de Brasília”. Chegada dos Candangos é uma das cinco partes da Sinfonia.

Alma Brasileira – Heitor Villa-Lobos

O novo nacionalismo musical que despontou nas Américas a partir do século XX foi mais rico na América Latina do que nos Estados Unidos, devido à sua fonte folclórica inesgotável. Destacou-se, nesse panorama musical, o brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959), pela espontaneidade, complexidade e vigor de suas criações. Sua obra, de grande originalidade, representa, essencialmente, um retrato musical do Brasil; entretanto, a marca registrada dele fica evidenciada na fusão entre a música popular brasileira e a música erudita ocidental. Os Choros nº 5, também chamado de Alma Brasileira, é, sem dúvida, uma das peças mais executadas do repertório pianístico de Villa-Lobos, tendo angariado o carinho de público e de intérpretes desde sua estréia em 1927. 

Vem Morena – Luiz Gonzaga

Cantor e compositor brasileiro também conhecido como Rei do Baião. Foi considerado uma das mais completas, importantes e criativas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfonazabumba e triângulo (conjunto básico dos cantores de baião, que ele mesmo definiu, levou para todo o país a cultura musical do nordeste, como o baião, o xaxado, o xote e o forró pé de serra. Suas composições também descreviam a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino. 

Milonga para As Missões – Renato Borghetti

Versão remix DJ Raffa Santoro com participação especial da Bailarina Thuany Campbell e na percussão Fred Magalhães, do Patubatê.

Sinhá Pureza e Suíte de Danças Concertantes para Violão e Orquestra Carimbó Pinduca

Versão remix DJ Raffa Santoro com participação especial na percussão Fred Magalhães, do Patubatê.

Além disso, serão apresentadas ainda as seguintes músicas:

2 Prelúdios – Cláudio Santoro 

Brejeiro – Ernesto Nazareth

Odeon – Ernesto Nazareth

Tico-tico no Fubá – Zequinha de Abreu

Jovem Guarda – Pot-Pourri

Seleção de temas natalinos – Christmas Medley

Noites de Luz Brasilidades
22 e 23 de dezembro de 2022
22/12 – 18h e 20h
23/12 – 16h e 18h
Teatro do CCBB Brasília (SCES, Trecho 2)
Classificação indicativa: Livre
Ingressos disponíveis a partir de 09:00 de terça (20/12)
Na bilheteria do CCBB Brasília e no site bb.com.br/cultura
Entrada gratuita, mediante doação de 1Kg de alimento
Arrecadação na porta do teatro
Informações: (61) 3108-7600
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