Jorge Luis Borges imortalizado em monólogo com Gisele Fróes.

De 2 a 25 de março.

Foto: Ismael Monticelli.

O espetáculo “O Imortal” ganha estreia nacional no CCBB em temporada de 2 a 25 de março. O conto homônimo do escritor argentino Jorge Luis Borges ganha o palco com a atriz Gisele Fróes e direção dos Irmãos Guimarães.

Uma mulher recebe de um antiquário os seis volumes da tradução inglesa da Ilíada, de Homero. Dentro do sexto volume, ela descobre um manuscrito escondido. É o relato autobiográfico de Marco Flamínio Rufo, tribuno militar do Império Romano, que, no século III d.C., partiu em busca da Cidade dos Imortais e do rio que purificaria da morte todo aquele que bebesse de suas águas. No decorrer da narrativa, acompanhamos os acontecimentos da desafiadora trajetória do tribuno: Desde o seu encontro com um estrangeiro que lhe revela a existência do rio e da cidade, até as inúmeras tentativas de encontrá-los nas paisagens desérticas mais terríveis.

Borges publicou o “O Imortal” em 1949 dentro da coletânea de contos “O Aleph”. O espetáculo que estreia em Brasília em março investiga os múltiplos sentidos da (i)mortalidade na obra do escritor argentino. No processo de pesquisa para a montagem teatral, que começou em meados de 2015, Adriano Guimarães, Gisele Fróes e Patrick Pessoa, se debruçaram sobre o que se poderia chamar de uma “filosofia da imortalidade” de Borges. Além de estudarem outros contos do autor, se aproximaram de muitos de seus ensaios, em especial o intitulado A imortalidade, escrito quase trinta anos depois de “O Imortal”.

Serviço: O Imortal
Data: De 2 a 25 de março
Horários: De quinta a domingo, às 2O horas
Sessão extra: 25 de março (domingo) às 17 horas
Local: Galeria 4 – CCBB (Setor de Clubes Sul – Trecho 2)
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada)
Classificação indicativa: 14 anos.