Iberê Carvalho e Larissa Mauro dirigem espetáculo no CCBB.

De 18 a 21 de fevereiro e de 25 a 28 de fevereiro.

Fotos: Diego Bresani. Divulgação.
Fotos: Diego Bresani. Divulgação.

O espetáculo O Silêncio do Mundo estreia no CCBB, com apresentações de 18 a 21 de fevereiro e de 25 a 28 de fevereiro. “Uma mulher e um barco a vela, juntos decidem dar uma volta ao mundo. Sozinha, preparada com mapas e livros, ela desbrava as águas e seus pensamentos, confrontando ondas e medos”. Assim começa a história idealizada por Juana Miranda e dirigida por Iberê Carvalho e Larissa Mauro.

O espetáculo é um solo onde as linguagens do cinema, do teatro e da dança se juntam para contar a história de uma mulher de classe média que resolve largar uma vida confortável e um bom emprego e velejar sozinha durante meses. Em um misto de medo e coragem, felicidade e melancolia, ela chega a seu limite físico e emocional e decide desistir de tudo. Mas já é tarde. Regressar é o caminho mais longo. Face a face com o seu eu interior, a solidão, o medo e a angústia, a aventura mostra a ela a possibilidade de seguir em uma jornada sem volta ao encontro de si mesma.
o silencio do mundo 2 foto diego bresani
O Silêncio do Mundo destaca-se ainda por trazer o protagonismo de uma mulher velejadora. “São pouquíssimas as mulheres, no mundo inteiro, que tomaram a frente de uma aventura como essa e deram uma volta ao mundo em solitário”, conta Juana que não por acaso escolheu o tema da peça. Em 2015, com o projeto já tomando andamento, a equipe teve o conhecimento que a primeira mulher brasileira, Izabel Pimentel, havia finalizado uma volta ao mundo em solitário, em 2014. A equipe então teve contato com outras mulheres velejadoras que fizeram trechos em solitário, como Christina Amaral, que, a convite do projeto, estará em Brasília para participar do debate aberto ao público no último final de semana da temporada.

O espetáculo tem direção de Iberê Carvalho e Larissa Mauro. Iberê é diretor de cinema e fará sua primeira experiência no teatro. Em 2015, ele lançou seu filme “O Último Cine Drive-in”, que foi premiado em vários festivais, com destaque no Rio de Janeiro e em Gramado. Larissa Mauro é integrante da Andaime Cia. de Teatro, acaba de voltar de Londres, onde concluiu mestrado em Interpretação Teatral pela East15 Acting School, Essex University.

O texto da peça é da carioca Renata Mizrahi, vencedora do Prêmio Shell de dramaturgia em 2014 com o texto “Galápagos”. As coreografias são de Jana Marques, diretora da Cia. Azzo Dança e o cenário é assinado por Maíra Carvalho, que também foi diretora de arte do filme “O Último Cine Drive-in”. No dia 24 a montagem será apresentada em escolas públicas do Distrito Federal a partir das 15h.
o silencio do mundo 3 foto diego bresani
Serviço: Espetáculo “O silêncio do mundo”
Data: De 18 a 21 de fevereiro e de 25 a 28 de fevereiro
Horários: De quinta a sábado às 21 horas, domingo às 20 horas; sessão também às 17 horas no dia 28
Bate papo com Juana Miranda, Christina Amaral e diretores: dia 27 de fevereiro, às 17 horas
Local: CCBB Brasília (SCES, Trecho 02, lote 22)
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada) Sujeito à alteração
Informações: (61) 8120 – 0697
Classificação indicativa: 14 anos
Capacidade: 327 pessoas.