A renomada dançarina espanhola Eva Yerbabuena ministra oficina de flamenco no Instituto Cervantes de graça.

Divulgação

A maior dançarina da atualidade estará no Instituto Cervantes de Brasília, juntamente com Paco Jarana e Raul Dominguez para ministrar oficina flamenca.

A primeira sexta-feira de maio (07/05) será agraciada pela afamada Eva Yerbabuena, considerada a mais importante bailarina flamenca dos últimos tempos, que estará no Instituto Cervantes de Brasília para ministrar um curso sobre “O trabalho de iniciação à criação de um espetáculo“. Após a sua apresentação, Paco Jarana e Raul Dominguez darão uma aula de percussão voltada para o ritmo flamenco. O curso é gratuito e as inscrições poderão ser feitas através da secretaria do Instituto Cervantes.

Divulgação
 

A explosão de emoções, essencial na dança flamenca, encontra na dançarina e coreógrafa alemã Eva La Yerbabuena uma cúmplice autêntica. Os sentimentos sortidos de poesia e vivacidade dão o tom dos passos que a artista experimenta a cada exibição.

Sem abrir mão da técnica e do timbre contemporâneo da dança, Eva Yerbabuena integra a nova geração de artistas dispostos a manter viva a tradição flamenca.

Trajetória – A projeção internacional de seus trabalhos levou Yerbabuena a abocanhar importantes prêmios. Foi eleita por três anos consecutivos a “Mejor Bailaora”, do tradicional Prêmio Flamenco Hoy (condecoração oferecida por jornalistas especializados na Espanha).

Também conquistou o Prêmio Nacional de Danza, o maior título concedido pelo Ministério da Cultura da Espanha a todos os estilos de dança. No mundo do flamenco, somente Antonio Gades, Antonio Canales e Cristina Hoyos foram contemplados com esse troféu.

Criada na cidade de Granada, a bailarina estudou arte dramática em Sevilha, na Andaluzia, berço do flamenco. Depois de estudar e se apresentar com importantes nomes do gênero, formou em 1988 sua própria companhia.

Natural de Frankfurt, Eva Yerbabuena mudou-se para Granada com 15 dias de vida. Artista de formação praticamente autodidata, a bailarina começou muito cedo a desenvolver o seu lado de coreógrafa. Foi esse interesse que a levou a criar sua própria companhia em 1998, para a qual idealizou seis espetáculos.

O trabalho de Eva Yerbabuena é admirado e requisitado por artistas como Pina Bausch e Carolyn Carlson. Com Pina, participou em 2001 dos festivais organizados pela coreógrafa alemã em Wuppertal, sede de sua companhia, ao lado de figuras como Sylvie Guillem, Ana Laguna, Marie Claude Pietragalla e Mikhail Baryshnikov. Carolyn Carlson lançou mão do talento de Eva para a criação de uma coreografia na Bienal de Veneza de 1999.

Serviço: Oficina com Eva Yerbabuena (Criação do Espetáculo) e Paco Jarana e Raul Dominguez (Percussão Flamenca)

data: 07/05, sexta-feira

horário: 19h

local: Espaço Cultural Instituto Cervantes

SEPS 707/907, conjunto D, Asa Sul

inscrições pelo telefone: Tel.: (0055) 61 3242 0603

Entrada Franca.