O espetáculo “Os Inocentes” encerra a temporada 2011 do projeto Encantadoras.

Foto: André Mantelli. Divulgação.

O espetáculo Os Inocentes encerra a temporada 2011 do projeto Encantadoras, que acontece no Teatro Oi Brasília. As apresentações estão marcadas para os dias 10 e 11 de setembro (sábado às 21 horas e domingo às 20 horas). A encenação da companhia carioca Brecha Coletivo se baseia no romance Os Sonhadores (The Holly Innocents), do escocês Gilbert Adair, adaptado para o cinema em 2003 pelo diretor italiano Bernardo Bertolucci.

Idealizada pela atriz carioca Lisa Fávero, a montagem se foca em um desejo de experimentação de um universo feminino específico. Para isso, contou com a parceria e o suporte de uma equipe formada por mulheres, no texto, direção, cenário, figurino e trilha sonora. É escrita pelos autores Julia Spadaccini e Rodrigo Nogueira (indicado aos prêmios Shell e da Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro – APTR, pelo espetáculo Play), com direção de Fernanda Félix e César Augusto e supervisão artística do ator Fernando Eiras.

Uma relação aparentemente ingênua e leve entre os irmãos Téo (Patrick Sampaio) e Isabela (Lisa Fávero) e o estrangeiro Mateus (Michel Blois), que têm em comum a paixão pelo cinema, ganha dimensões perigosas na medida em que Isabela decide testar os limites dos outros dois jovens em busca de prazer e de um desejo quase desesperado de auto-descoberta. Dotada de uma enorme força criativa e poder de sedução, ela expõe seu lado mais cruel de forma apaixonante e vê neste triângulo a possibilidade de colocar a si própria em uma situação-limite, numa tentativa inconsciente de redenção.

O espetáculo tem a cidade de Paris e o ano de 1968 como referências diretas, época onde conflitos particulares pareciam menores frente a uma “causa maior” que tomava as ruas. Em uma homenagem à sétima arte (incluindo citações que deliciarão os cinéfilos), grandes divas do cinema são evocadas, como Marlene Dietrich e Greta Garbo, se misturando aos jogos psicológicos protagonizados pelo trio. Os jovens sonhadores criam suas próprias regras dentro de um apartamento onde suas emoções e sexualidade são vividas de forma cada vez mais intensa.

Os Inocentes foi encenado pela primeira vez no dia 2 de julho de 2010, no Espaço Sesc, em Copacabana, e desde então vem cumprindo temporada em outros teatros cariocas, como Gláucio Gill e Galpão Gamboa, sempre com casa cheia e ótima resposta da crítica, atraindo um público diversificado, entre jovens artistas e amantes do cinema. O projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz.

Serviço: Os Inocentes

Data: 10 e 11 de setembro de 2011 (sábado, às 21 horas, e domingo, às 20 horas)

Local: Teatro Oi Brasília (Complexo Golden Tulip Brasília Alvorada, SHTN Trecho 1, vizinho ao Palácio da Alvorada).

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro (de terça-feira a sábado, das 13h às 19h) ou pelo site www.teatrooibrasilia.com.br
Ingressos: R$ 25 (preço único)
Classificação: 16 anos
Texto: Julia Spadaccini e Rodrigo Nogueira

Direção: César Augusto e Fernanda Félix

Elenco: Brecha Coletivo (Lisa Fávero, Michel Blois e Patrick Sampaio)

Duração: 80 minutos

Classificação indicativa: 16 anos.