Circo e literatura se unem no espetáculo “ÓtimoMáximo”.

De 13 a 15 de março

Fotos: Mirley Allef.

O espetáculo ÓtimoMáximo tem curta temporada no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) de 13 a 15 de março. Com direção do coletivo Instrumento de Ver, as apresentações unem circo e literatura em uma ode à rebeldia e à utopia, presentificadas por meio do corpo e da poesia.

A ideia é levar o público a um estado de esperança em relação aos tempos atuais, idealizando uma utopia que subverte a realidade e a transcende – um local cheio de adjetivos e que não se toca o chão. O inusitado da utilização de objetos ordinários para fazer acrobacias e malabares causam um estranhamento, mas também pertence ao domínio do que é belo.

Com onze artistas em cena se enaltece a potência da linguagem do circo em sua variedade, com muita acrobacia, malabarismo e coletividade, resultado de uma pesquisa que durou seis meses de encontro entre artistas com diferentes experiências. Inspiradas no livro “O Barão nas Árvores”, de Ítalo Calvino, as diretoras Beatrice Martins e Julia Henning propõem uma circografia que contorna os espaços entre a resistência e o idealismo. “A construção cênica se alimenta da ideia de um espaço de inquietação, que se localiza entre a certeza dos pés no chão e o idealismo de um mundo cheio de poesia e adjetivos, criado a partir de uma realidade de resistência, um lugar utópicotropical superlativo de esperança para os tempos atuais”, explica Julia Henning.

ÓtimoMáximo
De 13 a 15 de março
Sexta e sábado às 20 horas, e domingo às 19 horas
Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul)
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) R$ 20,00 (meia-entrada) Vendas online
Classificação: Livre
.