Circuito de Saraus e Batalhas chega a Funarte com entrada franca.

De 8 a 30 de abril.

Batalha das Gurias. Foto: Isis Aisha. Divulgação.
Batalha das Gurias. Foto: Isis Aisha. Divulgação.

O Complexo Cultural Funarte recebe o Circuito de Saraus e Batalhas de 8 a 30 de abril com entrada franca. O projeto vai ocupar os espaços da Funarte com produção independente de música e poesia. O evento ocorrerá de modo simultâneo nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

O circuito tem como principal objetivo a criação de uma programação continuada nos espaços musicais da Funarte, com uma orientação contemporânea e cosmopolita. Pretende-se ainda a integração desses espaços ao circuito já existente de saraus e batalhas em todo o Brasil, possibilitando a eles maior difusão e visibilidade.

Em Brasília, a mostra será aberta no dia 8 de abril, com a Batalha do Relógio – coletivo também responsável pela apresentação do dia 9. Nos dias 15 e 16 é a vez da Batalha da Escada, seguida pela Batalha das Gurias nos dias 22 e 23 de abril e finalmente da Batalha do Museu, nos dias 29 e 30.

“Saraus e batalhas são uma das formas mais vigorosas e potentes de atuação de coletivos de artistas, produtores e críticos e têm contribuído decisivamente para a circulação e a difusão de formas alternativas e independentes de criação de música, poesia e ideias”, afirma o diretor do Centro de Música da Funarte, Marcos Lacerda.

Para ele, os grupos de saraus e batalhas têm ainda um papel importante no modo em que se inserem no circuito cultural local. “Eles têm uma relação muito própria com a cidade e com a ideia de ocupação dela. Nesse contexto, praças, viadutos, bares e até mesmo casas e apartamentos se transformam em palcos”, diz.

O Circuito de Saraus e Batalhas é uma iniciativa do Centro de Música da Funarte, em meio ao Programa de Integração dos Espaços Musicais da Funarte. A seleção dos coletivos e grupos artísticos foi realizada por uma comissão própria de curadores. Sob uma atuação de curadoria compartilhada, os selecionados se tornaram responsáveis pela curadoria dos saraus e batalhas. Coube a eles também a definição pela cobrança ou não da bilheteria, uma vez que os participantes não receberão cachês pelos espetáculos produzidos.

Programação:

08 e 09/04 – Batalha do Relógio (comemoração de dois anos da Batalha)
15 e 16/04 – Batalha da Escada
22 e 23/04 – Batalha das Gurias
29 e 30/04 – Batalha do Museu

Batlha da Escada. Foto: Milena Marra.
Batlha da Escada. Foto: Milena Marra.

Serviço: Circuito de Saraus e Batalhas
Data: De 8 a 30 de abril
Local: Sala Cássia Eller (Complexo Cultural Funarte – Eixo Monumental – Setor de Divulgação Cultural – Entre a Torre de TV e o Centro de Convenções)
Entrada franca.