O espetáculo gratuito “Spanish Omelet” traz Ángel Rojas preparando tortilhas enquanto dança.

27 de março.

Angel Rojas.

Uma performance que une dança, música e gastronomia aterrisa no Instituto Cervantes na segunda (27 de março). Spanish Omelet é uma prática muito comum nas ruas da Europa, principalmente na Espanha, a prática é a união do flamenco contemporâneo com a cozinha mais tradicional espanhola, representada pela tortillha.

O bailarino de flamenco Ángel Rojas dança pelo Instituto Cervantes, entre o público, enquanto amassa batatas, corta cebolas e prepara o prato, acompanhado pela cantora espanhola Rocío Bazan e um violonista. Na performance não há palco e nada pré-estabelecido, tudo vai acontecendo sem qualquer ensaio. “É uma experiência cujo a intuição é a protagonista e que coloca o espectador imerso na performance”, define Rojas.

No Spanish Omelet, Ángel Rojas busca a conexão com a cultura espanhola por meio da dança e da música, que vão desde a colheita da batata ao preparo da iguaria. A início da perfomance é conduzido por Rocío Bazan, com as músicas cantadas durante a colheita do tubérculo na Espanha. Em seguida, é hora de dar início a receita: Rojas dança enquanto corta a cebola. Esse momento, segundo o bailarino, é considerado o de maior emoção de toda a performance. “É dado rédea livre à emoção, à compreensão da cozinha e do flamenco como ações de limpeza quase terapêuticas e libertadoras”.

Enquanto a cebola é cortada, a voz de Rocío, acompanhada do violão flamenco, dão o clima à mistura dos ovos – previamente cozidos – com as batatas, originando a tortilha. “É precisamente neste ponto que a verdadeira comunhão entre arte e culinária começa, chegando ao fim quando coalha a tortilha, marcando uma explosão de sensações que remete a uma grande festa”, descreve Ángel Rojas.

O bailarino e coreógrafo é um dos expoentes da dança espanhola e conhecido por mostrar uma nova dimensão dentro Flamenco, criando espetáculos que misturam componentes da dança contemporânea com a tradição dos bailados espanhóis e a gastronomia. Quatorze espetáculos e uma infinidade de projetos paralelos tornaram Rojas e Rodríguez precursores do Novo Balé Espanhol e bailarinos premiados. Em 2016, Ángel Rojas foi indicado como melhor bailarino do XIX Premio Max de las Artes Escénicas, um dos prêmios de arte mais importantes da Espanha.

Rojas já se apresentou em países como Holanda, Bélgica, Portugal, Chipre, Inglaterra, China, Alemanha, França, Grécia, Rússia, Letônia, Polônia, República Tcheca, Itália, Finlândia, México entre outros. Em 2012, Rojas e Rodríguez estiveram no Brasil, com o espetáculo “Cambio de Tércio”. Atualmente, os bailarinos estão com a montagem “Titanuim”, na qual misturam dança espanhola, Flamenco e Hip Hop.

Serviço: Spanish Omelet com Ángel Rojas e Racío Bazán
Data: 27 de março (segunda) às 19 horas
Local: Instituto Cervantes (707/907 Sul)
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre
Informações: (61) 3242-0603
Site