Teatro Oficina do Perdiz reabre com o espetáculo “Upside Down”.

Foto: Thiago Milreu. Divulgação.
Foto: Thiago Milreu. Divulgação.

O Teatro Oficina Perdiz ganha reabertura em dezembro e ressurge como espaço importante dedicado ao teatro brasiliense. O espaço foi fundado pelo paulista José Perdiz em 1969 na quadra 708/709 norte. Em 1975, o mecânico cedeu as instalações para ensaios do grupo de teatro de seu enteado, aluno de teatro da Faculdade Dulcina de Moraes (FADM). Desde então, o espaço se abriu para ensaios. Em 1989, ganhou status de espaço cultural, quando o diretor de teatro Mangueira Diniz (1954-2009) encenou “Esperando Godot” de Samuel Beckett (1906-1989). Para a receber a montagem, Perdiz construiu uma estrutura cênica improvisada, com arquibancadas e camarins.

A oficina funcionava de dia e à noite dava lugar para peças de teatro e shows de música. A Oficina do Perdiz ganhou projeção internacional a partir do documentário de Marcelo Díaz, que mostra a história do local, que nos anos 1990 foi símbolo do teatro da cidade e emblemático espaço de expressão cultural.

Em 2002, foi detectado o uso de área pública pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Em 2007, tiveram início as obras ao lado do terreno, que geraram problemas com uma construtora e afetaram o telhado da Oficina. Em 2008, duas construtoras firmaram o compromisso de comprar um terreno e construir um novo espaço. Agora a nova casa ganha uma área na 710 Norte, com o intuito de voltar a ser cenário de noites culturais badaladas. A oficina fica no térreo e o subsolo é destinado à cultura.

Para a reabertura, o Teatro Oficina do Perdiz recebe o espetáculo “Upside Down”, com os atores Bruno Estrela, Du Oliveira e Lilian França. Os três se desdobram em sensações intensas para contar uma história incomum. O texto de Bruno Estrela e Du Oliveira conta a trajetória de Santiago, o pacato proprietário de uma locadora de filmes em VHS, que vê sua vida cruzar com a de Benicio, um matador implacável, e de Beverly, uma cantora fracassada. Juntos, eles terão que enfrentar uma situação um tanto quanto surreal: todas as pessoas do mundo parecem ter, misteriosamente, desaparecido.

Serviço: Upside Down
Data: 4,5,6,11,12 e 13 de dezembro
Sextas e Sábados às 21 horas e domingos às 20 horas
Local: Teatro Oficina do Perdiz (710 Norte, Bloco E, loja 48)
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada)
Reservas: (61) 9678-0440.