Teatro de animação revive obra de Nelson Rodrigues.

Fotos: Vladmir Avellar. Divulgação.
Fotos: Vladmir Avellar. Divulgação.

O espetáculo “Valsa nº 6” está em cartaz no CCBB, de 27 a 29 de março. É primeira peça de Nelson Rodrigues adaptada para o teatro de animação. O monólogo apresenta uma menina assassinada aos quinze anos. Ela tenta se lembrar do que aconteceu. Suas memórias são fragmentadas e culminam no passado recente que revela sua morte.

“A peça tem o formato de um poema dramático”, comenta o diretor Alexandre Boccanera. A encenação acontece com o uso de recursos da linguagem de animação para valorizar a poética do texto. A montagem da companhia Teatro Portátil leva ao palco os atores Flávia Reis, Julia Schaeffer e Guilherme Miranda, que também assina a direção musical. Eles manipulam a protagonista do espetáculo: a boneca Sônia. Sem descaracterizar o monólogo a boneca contracena com seus manipuladores para dar vida ao universo poético da peça.

“A peça questiona nossa existência. Colocar uma boneca – um objeto inanimado – em cena, cheio de vida, indagando ao espectador sobre o que é estar vivo, representa para mim uma metáfora dessa questão”, conta Flávia Reis. As memórias de Sônia são projetadas em filmes de animação. A proposta é trabalhar com diferentes dimensões narrativas e metafóricas, reais e fictícias, presentes na peça. “É uma experiência estética muito especial”, define Flávia.

A boneca foi confeccionada pelo bonequeiro Raimundo Bento, do Giramundo, de Belo Horizonte, inspirada na estética do filme “A Noiva Cadáver” de Tim Burton. Beatriz Carvalho e Diogo Nil Cavalcanti, dupla radicada no Canadá, assinam os filmes de animação.
Foto Valsa 2Serviço: Valsa Nº6
Data: 27, 28 e 29 de março às 20 horas
Local: CCBB (SCES Trecho 2 Conjunto 22)
Tel.: (61) 3108-7616
Bilheteria: De quarta à segunda, das 09 às 21 horas
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 50 min
Ingressos: R$10 (inteira) e R$ 5 (meia)
A venda dos ingressos se iniciam dois domingos antes para os eventos da semana e podem ser adquiridos na bilheteria do CCBB de quarta a segunda, das 9h às 21h, ou pelo site www.ingressomais.com.br.