Zélia Duncan e Mariene de Castro cantam samba no CCBB.

Zélia Duncan. Foto: Renato Acha.
Zélia Duncan. Foto: Renato Acha.

A turnê do 26º Prêmio da Música Brasileira retorna em janeiro com show inédito de Zélia Duncan e Mariene de Castro nos dias 9 e 10 de janeiro (sábado e domingo) no CCBB.

Zélia lançou recentemente um elogiado disco dedicado ao gênero, enquanto Mariene vem se destacando no cenário nacional com canções ligadas às raízes culturais brasileiras. Acompanhadas por Webster Santos (direção musical), Pedro Franco, Pretinho da Serrinha e Tiago da Serrinha, as artistas cantarão sozinhas e em dueto. A ideia é, no entanto, que as duas permaneçam no palco o tempo inteiro e tenham liberdade para contar histórias, brincar com o público e a banda, além de participar das canções uma da outra, mesmo que não esteja previsto no roteiro.

O repertório contempla desde canções das discografias das cantoras até uma vasta gama de pérolas do samba, escritas por compositores de diversas gerações da música popular brasileira, como João Nogueira, Martinho da Vila, Chico Buarque, Dona Ivone Lara, Roque Ferreira, Gilberto Gil, João Bosco, Xande de Pilares, Luiz Carlos da Vila, Pedro Luís, Alaíde Costa e Candeia, entre outros.

O Prêmio ainda traz a exposição “História da Música Brasileira”, uma mostra fotográfica itinerante, com curadoria e cenografia de Gringo Cardia, que traça uma retrospectiva dos 26 anos de Prêmio. A mostra consiste em quatro totens equipados com telas de touchscreen, nos quais o público poderá navegar pela história de cada ano de evento. As imagens foram extraídas do livro “25 anos – Prêmio da Música Brasileira”, cujo projeto gráfico também leva a assinatura de Cardia, e somam-se às fotografias da edição de 2015. São cerca de 500 registros históricos, muitos dos quais inéditos, que revelam momentos marcantes da música brasileira, como o retrato de Renato Russo sentado ao lado de Elizeth Cardoso ou o de Tim Maia junto com Alcione e João Nogueira. Wallace Cardia, irmão de Gringo, responde pela edição dos vídeos.

“O Zé Maurício Machline juntou estes artistas em momentos únicos que marcaram a trajetória da nossa música. A retrospectiva mostra desde encontros inéditos entre personagens de diferentes gerações e estilos até nomes hoje consagrados que eram apenas revelações”, conta o curador.

Mariene de Castro. Foto: Renato Acha.
Mariene de Castro. Foto: Renato Acha.

Serviço: Turnê do 26º Prêmio da Música Brasileira.
Local: CCBB (SCES Trecho 2, Lote 22)
Espetáculo: Zélia Duncan e Mariene de Castro cantam samba no CCBB
Data: 09 e 10 de janeiro
Horário: sábado, 21h; domingo, 20h
Ingressos: R$ 10,00 (inteira); R$ 5,00 (meia)

Exposição: História do Prêmio da Música Brasileira
Data: 6 a 10 de janeiro
Horário: 9h às 21h
Ingressos: Entrada franca

Venda de ingressos: bilheteria do CCBB e site