
O 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro vai de 15 a 24 de setembro. A festa do Cinema passa a ter dez dias de duração e consequentemente ganha mais filmes na programação da mostra competitiva. Foram alguns dos anúncios da Secretaria de Cultura, em coletiva de imprensa realizada na sexta (10 de fevereiro), com a presença do Secretário de Cultura do DF, Guilherme Reis e do curador e diretor artístico, Eduardo Valente.
Em 2017, o evento ganha gestão e execução de uma organização parceira, selecionada por chamamento público por meio de edital, a ser lançado nesta semana. Após a escolha, a organização parceira deve promover diálogos com o setor cultural, com vistas a aprimorar mostras, oficinas, seminários e aumentar o vínculo do evento com estudantes de audiovisual, além de levar o festival para outras regiões administrativas.
O orçamento foi ampliado para R$ 2,5 milhões e o edital de inscrição de filmes tem previsão de publicação para a primeira quinzena de maio. A premiação totaliza R$ 340 mil e será debatida a possível troca do prêmio em dinheiro por um cachê de seleção que contemplaria os filmes selecionados.
A 50ª edição também marca os 30 anos do reconhecimento de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade e mais os 60 anos do concurso do Plano Piloto, vencido por Lúcio Costa. Neste ano o Festival ganha duas mostras especiais: Futuro do Brasil, onde curadores e diretores de grandes festivais internacionais são levados para conhecer filmes em processo de finalização e Mostra Retrospectiva 50 anos em 5 dias, com curadoria composta por pensadores de cinema, com uma retrospectiva sobre títulos importantes para o festival.
A história do Festival também vai se materializar em uma publicação que celebra suas 50 edições e vai contar com depoimentos de importantes personalidades. A Mostra Brasília deve ganhar mais visibilidade e horários nobres, assim com a Universidade de Brasília mais espaço na telona. A promessa da melhora na Praça da Alimentação também foi enfatizada. Torcemos por um jubileu de edições de ouro.