Espetáculo aborda relações homoafetivas em escolas do DF.

Fotos: Natália Valarini.  Divulgação.
Fotos: Natália Valarini. Divulgação.

O espetáculo Algo que não é falado, do Teatro dos Desejos vai circular por quatro cidades para levar às escolas da rede pública de ensino do DF, um debate sobre as relações homoafetivas a partir da obra do premiado dramaturgo norte americano Tennessee Williams.

A peça conta a história de duas mulheres, Cornélia e Grace, que vivem sob o mesmo teto como patroa e empregada. Poderia ser uma manhã qualquer na vida das duas, não fosse pela data: é o aniversario de quinze anos que Grace trabalha na casa. Nesse dia, Cornélia, a patroa, preparou tudo para a criada e a espera ansiosa. Mas o segredo inconfessável que carregam se derrama pelos olhos quando estão a sós. Quando se reconhecem imersas na relação em que estão envolvidas, percebem que há algo que precisa ser dito entre elas.
NataliaValarini_1

“O processo de montagem do espetáculo Algo que não é falado, nasceu do desejo de aplicar pesquisa e prática em artes cênicas em um processo colaborativo, unindo artistas-pesquisadores alunos do curso de Artes Cênicas da Universidade de Brasília e profissionais conceituados do Distrito Federal. A peça surgiu como resultado de uma disciplina de direção teatral dentro da UnB. Após a repercussão positiva do público, o decidimos produzi-la profissionalmente, captando recurso e remontando o espetáculo.” Diz Marina Paes, diretora da peça.

A ideia de levar o espetáculo para as escolas da rede pública do DF surgiu no intuito de promover e praticar a discussão da temática de igualdade de gênero e promoção dos direitos LGBT entre alunos, professores e artistas, através de um programa de mediação teatral. Nessa proposta, alunos e professores tomam contato com o texto e o universo de Tennessee Williams antes mesmo da apresentação e, assim, se capacitam para os debates que ocorrerão sempre ao fim de cada sessão.

Todas as apresentações de “Algo que não é falado” serão gratuitas e realizadas para alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos – EJA das escolas de Planaltina, Sobradinho, Ceilândia e Gama.
NataliaValarini_3
Serviço: Algo que não é falado
Datas:
09 e 11/06/2015 – PLANALTINA
Horário: 19h20
Local: Centro de Ensino Fundamental (CEF) 04 de Planaltina. Endereço: Setor Educacional – Lotes C/D – Planaltina/DF

12/06 – SOBRADINHO
Horário: 19h30
Local: Centro de Ensino Fundamental (CEF) 05 de Sobradinho. Endereço: QD 10 – Rua 04 – Sobradinho/DF

16/06/2015 – CEILÂNDIA
Horário: 20h e 21h
Local: Centro de Ensino Médio (CEM) 04 de Ceilandia. Endereço: QNN 14 – AE – Ceilândia/DF

23/06/2015 – GAMA
Horário: 19h e 21h
Local: Centro de Ensino Médio (CEM) 01 do Gama. Endereço: EQ 18/21 – Gama/DF

Informações: 8119-9443.