CCBB recebe arraial com DJs e shows de Jorge Du Peixe, Forró Red Light, Xaxado Novo e Trio Araticum

30 e 31 de julho (sábado e domingo) a partir do meio-dia.

Jorge Du Peixe. Foto: José de Holanda.

Uma grande festa vai movimentar a área externa do CCBB Brasília. Um quintal para receber o Arraial Coração São João no sábado e domingo (30 e 31 de julho), a partir do meio-dia. Uma programação para todas as idades com apresentações de quadrilhas, DJs, shows musicais e comidas típicas.

Especialmente para a criançada, o Arraial Coração São João vai oferecer uma programação com espetáculo de teatro de boneco, show de palhaçaria, oficinas de perna-de-pau e de bola de gude, além de barraquinhas com brincadeiras típicas das festas juninas. 

O pernambucano Jorge Du Peixe, cantor da Nação Zumbi, sobe ao palco do Arraial Coração São João com formação completa de sua banda para apresentar o show – inédito em Brasília – do seu mais recente álbum “Baião Granfino”, que traz versões das músicas de Luiz Gonzaga.

No repertório do show, estão “Sabiá” (Luiz Gonzaga/Zé Dantas), “Qui nem Jiló” (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira), “Cacimba Nova” (Luiz Gonzaga/José Marcolino) e “Acácia Amarela” (Luiz Gonzaga/Orlando Silveira), dentre muitas outras.

Forró Red Light. Foto: Bento Viana.

Forró Red Light, da dupla de brasilienses Geninho Nacanoa e Ramiro Galas, traz inovação a um dos estilos mais consagrados – o forró. Nas suas versões e remixes, temperam com uma pitada de batidas eletrônicas. As músicas autorais, com bases eletrônicas e samples, fazem um forrobodó live PA de arrasta-pé do futuro. No show, músicas do Brasil e do mundo se misturam ao som do Baião ou Forró Pé de Serra.

O brasiliense Trio Araticum, formado por George Lacerda (voz, triângulo e representante do grupo), Rodrigo Zolet (sanfona) e Gabriel Tomé (zabumba), faz frutificar no cerrado, a partir de suas raízes fincadas no nordeste brasileiro, o gosto acentuado de xotes, xaxados, arrastapés e baiões, com um repertório recheado de Gonzagão, Dominguinhos, Jackson e Marinês.

Com três álbuns lançados, além de singles e EPs, a banda paulista Xaxado Novo, grupo de forró de rabeca, vai além das influências tradicionais. No show, uma fusão do forró com ritmos e timbres pulsantes. O repertório, na maior parte autoral de pegada latino-americana e oriental, traz ainda releituras de canções de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Sivuca.

DJ Odara Kadiegi. Divulgação.

DJsOdara Kadiegi apresenta sets que transitam entre as sonoridades tropicais com bases de música brasileira, africana e latina. 

A DJ brasiliense Tamara Maravilha apresenta sets recheados com todas as brasilidades da moderna MPB.

Léo Pé de Serra apresenta nos seus sets brasilidades como coco, maracatu, baião, choros e sambas.

Cláudio Rabeca. Foto: Helder Tavares.

O artista potiguar radicado em Olinda e com 23 anos de carreira, Cláudio Rabeca é compositor, cantor e luthier, já integrou o Maracatu Nação Estrela Brilhante, o Cavalo Marinho Estrela de Ouro e o Quarteto Olinda. No Arraial Coração São João, ele sobe ao palco para participações especiais em shows de outras atrações.

Quadrilha Si Bobiá a Gente Pimba, fundada em Samambaia no ano de 1992, irradia alegria e irreverência onde se apresenta com seu elenco de integrantes moradores de diversas regiões do DF.

Quadrilha Junina Formiga da Roça, fundada em 8 de julho de 1996, é um dos maiores expoentes da cultura junina da capital. Com sua comitiva formada por 56 integrantes, incluindo a banda regional Forró de Feira, a Formiga da Roça tem o objetivo de alegrar, encantar e emocionar o público, mostrando o que há de mais belo na rica cultura popular nordestina.

Em O Romance do Vaqueiro Benedito, peça da companhia de teatro Mamulengo Presepada, alguns personagens são clássicos da cultura popular e de parentesco próximo com os da Commedia Dell`Arte, outros bem brasileiros, alguns mitológicos e tem ainda animais simbólicos.

Chico Simões apresenta o palhaço Mateus Caramelada da Lelé Bicuda. Brincante de reisado, bumba-meu-boi, guerreiro de folias, mágico e ventríloquo, este contador de causos e menestrel contemporâneo promete bendizer o público, que participará das cenas que contam histórias de amor nas terras de São Saruê, onde se vive tudo que se imagina.

Quadrilha Si Bobiá a Gente Pimba. Foto: Lil Medeiros.

Programação:

Sábado, 30 de julho:

12h às 18h: Barracas de Brincadeiras Típicas – Pescaria, Boca de Palhaço, Rabo do burro, Argolas e Correio Elegante

15h30 às 18h: Brincadeiras Tradicionais – Amarelinha, Corre Cotia, Batata Quente, Pula Corda, Elástico, Dança da Cadeira, Escravos de Jó, Brincadeiras com Balões e Bolha de Sabão; e Oficinas – Perna de Pau e Bola de Gude

15h: Espetáculo de Teatro de Bonecos – “O Romance do Vaqueiro Benedito”, da Companhia Mamulengo Presepada

17h: Quadrilha Junina Infantil com o público, animada pelo DJ Léo Pé de Serra e por Cláudio Rabeca

Shows:

15h30 às 18h30: DJ Léo Pé de Serra

18h30: Quadrilha Junina Formiga da Roça

19h: Xaxado Novo

20h30: Trio Araticum com participação de Cláudio Rabeca

Domingo, 31 de julho:

12h às 18h: Barracas de Brincadeiras Típicas – Pescaria, Boca de Palhaço, Rabo do burro, Argolas e Correio Elegante

15h30 às 18h: Brincadeiras Tradicionais – Amarelinha, Corre Cotia, Batata Quente, Pula Corda, Elástico, Dança da Cadeira, Escravos de Jó, Brincadeiras com Balões e Bolha de Sabão; e Oficinas – Perna de Pau e Bola de Gude

15h: Apresentação do palhaço Mateus Caramelada da Lelé Bicuda, com Chico Simões

17h: Quadrilha Junina Infantil com o público, animada pelo DJ Léo Pé de Serra e por Cláudio Rabeca

Shows:

15h30 às 17h30: DJ Tamara Maravilha

17h30: Quadrilha Junina Si Bobear a Gente Pimba

18h: Gosto Do Amor com participação de Cláudio Rabeca

19h: DJ Odara Kadieji

20h: Jorge Du Peixe apresenta “Baião Granfino”, pela primeira vez em Brasília

21h30: Forró Red Light

Xaxado Novo. Foto: Zé de Holanda.

Arraial Coração São João
30 e 31 de julho (sábado e domingo) a partir do meio-dia
CCBB Brasília (SCES, Trecho 2)
Ingresso: Entrada gratuita, com retirada de ingresso, mediante doação de 1kg de alimento
Retirada de ingressos
Classificação: Livre.